Pinguim é encontrado em praia de São Francisco do Sul, SC

Pinguim é encontrado em praia de São Francisco do Sul, SC
Pinguim-de-Magalhães está recebendo os cuidados do projeto de monitoramento de praias. (Foto: PMP-BS, Divulgação)

Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado na praia de Ubatuba, em São Francisco do Sul, no último domingo (3). Ele estava debilitado, desidratado e foi entregue por populares ao posto salva-vidas mais próximo.

A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS) da Univille foi chamado para atender o animal. O pinguim apresentava falhas no empenamento na região dorsal, ao redor dos olhos e em nadadeiras peitorais. Também tinha marcas de interação com rede de pesca. O pinguim não tinham chip ou marcação artificial, o que indica que o animal não seja proveniente de alguma reabilitação.

Segundo o PMP-BS, não é comum encontrar pinguins-de-Magalhães nas praias brasileiras nesta época do ano, já que o período migratório da espécie acontece entre junho e setembro. O animal costuma sair das colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Maldivas e Chile em busca de águas mais quentes e alimento.

Geralmente, os pinguins encontrados nas praias brasileiras são jovens em primeira migração. No entanto, alguns animais se perdem dos bandos e acabam encalhando nas praias, apresentando quadro clínico debilitado.

O pinguim encontrado em São Francisco do Sul agora passará por um período na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univille Universidade, onde receberá tratamento com hidratação, alimentação e medicação. Posteriormente, ele deve seguir para a reabilitação na Associação R3 Animal, em Florianópolis (SC).

Por Hassan Farias

Fonte: NSC Total

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.