Pinguim volta a andar após passar por tratamento de acupuntura em SP

Pinguim volta a andar após passar por tratamento de acupuntura em SP
Pinguim volta a andar após receber terapia de acupuntura em Guarujá, SP — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

Um pinguim em reabilitação voltou a ficar em pé após passar por um tratamento de acupuntura em Guarujá, no litoral de São Paulo. Resgatado em estado grave, o animal não conseguia se levantar por conta de uma fratura compressiva no sinsacro, explica o Instituto Gremar nesta sexta-feira (23).

Batizada de ‘Três’, o pinguim foi a terceira ave resgatada na Praia da Enseada, em Guarujá, após encalhar no litoral paulista em 21 de julho. Na ocasião, o animal estava debilitado, abaixo do peso, desidratado e hipotérmico, além de não conseguir ficar em pé e nem andar.

O animal foi encaminhado à instituição, onde passou por tratamento veterinário e teve o estado de saúde estabilizado. No entanto, a equipe percebeu que o pinguim não conseguia andar. Foi a partir de uma radiografia que os veterinários e biólogos constataram a fratura, já consolidada.

Animal foi resgatado em estado grave, debilitado e sem conseguir andar. — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

O Gremar aponta que, após o animal não apresentar a melhora esperada ao receber os cuidados iniciais, a equipe decidiu implementar terapias alternativas, como a acupuntura e a terapia neural. Os procedimentos foram coordenados pela veterinária Cecília Maria Rodrigues Tavares.

Segundo o instituto, o procedimento traz benefícios aos animais em qualquer momento da reabilitação. Além do alívio da dor a curto prazo, a acupuntura colabora para manutenção do equilíbrio corporal dos animais e o aumento das chances de reintegração à natureza, afirma o Gremar.

Pinguim resgatado com fratura é resgatado e volta a andar em Guarujá. — Foto: Divulgação/Instituto Gremar

As sessões de terapia neural e acupuntura são realizadas com injeções de soluções de anestésico local, em doses mínimas, e com a inserção de agulhas na superfície corporal, respectivamente. Nas primeiras sessões, a equipe notou melhora no quadro do pinguim.

Três voltou a conseguir levantar e até andar, aponta o Gremar. O instituto aponta que, conforme evolução do paciente, espera-se que ele seja solto em breve, com o próximo grupo de pinguins. 

Instituto Gremar
 
O resgate e tratamento do pinguim integram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS)m uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.

Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.