Pinguins aparecem mortos na beira da praia, em Balneário Morro dos Conventos, Araranguá, SC

Pinguins aparecem mortos na beira da praia, em Balneário Morro dos Conventos, Araranguá, SC
Fotos: Alessandro Soares Francisco.

Na manhã desse domingo, o leitor  e professor de Educação Física, Alessandro Soares Francisco foi surpreendido com uma cena inusitada. Ele encontrou cinco pinguins mortos junto à orla marítima da praia central de Balneário Morro dos Conventos, Araranguá.

 
Animais que vêm da Patagônia

O aparecimento de pinguins mortos, e também vivos, é comum nesta época do ano no litoral de Santa Catarina. Durante os meses de inverno no hemisfério sul, os pinguins migram desde a Patagônia até o norte para fugirem das baicas temperaturas e procurar alimento. O trajeto de migração, é comum parte da população dos animais morrer.

A diferença entre o clima frio da região da Patagônia para o clima quente e úmido brasileiro pode fazer com que os pinguins contraiam doenças. A falta de alimento, o cansaço e até a contaminação por óleo também são fatores que facilitam a mortalidade dos bichos. Em função disso, é comum a morte das dezenas de animais.

Fotos: Alessandro Soares Francisco. Texto: João Carlos Silva (JPSC 02012).

Fonte: Uaaau!

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.