Notícia

Pinguins aparecem mortos no Litoral Norte do Rio Grande do Sul

Uma série de pinguins mortos vem aparecendo nas praias do Litoral Norte do Estado. Na manhã desta quinta-feira (10), a vendedora Daniela Schwalm Abade, de 38 anos, encontrou dois animais na divisa entre Cidreira e Pinhal. Ainda na quarta-feira (9), a turista de Arroio dos Ratos diz ter achado cerca de cinco espécimes na faixa de areia.

— Alguns já estavam se desmanchando. Acho que foram atacados por algum animal — conta Daniela.

Apesar de triste, o fenômeno é normal nesta época do ano, segundo o Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar). Equipes de monitoramento já encontraram, ao todo, 200 pinguins na mesma situação entre Tramandaí e Dunas Altas.

— Ainda estamos sob a influência da corrente das Malvinas, então vários pinguins juvenis acabam se deslocando até o nosso litoral em busca de comida. Mas muitos acabam não conseguindo vencer a seleção natural — explica o professor do Ceclimar, Ignacio Moreno.

Conforme Moreno, os animais acabam morrendo por doenças próprias da espécie, pelo contato com a poluição, principalmente do plástico, e quando são feridos por redes de pesca.

— Todos os anos, aqui no nosso litoral, a mortalidade é relativamente grande. Provavelmente, alguns animais serão coletados para pesquisa. Mas, aparentemente, está tudo dentro da normalidade — ressalta. 

Fonte: Gaúcha ZH

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.