Pinguins são encontrados mortos no Balneário Rincão, SC

Moradores de Balneário Rincão, no Sul de Santa Catarina, flagram pinguins mortos na praia no último domingo (30). A espécie, pinguim-de-Magalhães, passa pela temporada migratória entre junho e novembro.
A coordenadora de pesquisa e presidente da ONG Educamar, Suelen Santos, explicou porque tantos animais da espécie são avistados.
“Eles saem em sua primeira temporada migratória em busca de alimentos e águas mais quentes e por serem jovens e inexperientes, acabam se perdendo”, disse.
Porém, segundo Suelen, muitos pinguins chegam ao litoral catarinense vivos e podem ser resgatados, estabilizados e reabilitados, podendo voltar ao mar após o atendimento médico veterinário.
Trecho sem acompanhamento de fauna
De acordo com a coordenadora, por não existir um acompanhamento regular de fauna entre Jaguaruna até Passo de Torres, muitos pinguins acabam morrendo. A ONG Educamar realiza um acompanhamento de forma voluntária.
Ela também afirmou que a instituição ganhou um área em Araranguá, onde irão montar uma estrutura para atender a fauna marinha em todo extremo sul do Estado.
“Estamos pedindo apoio dos outros municípios onde monitoramos e resgatamos animais para nos ajudarem com a execução da estrutura”, concluiu Suelen.
Fonte: Portal TN