Pinguins são soltos em praia de Florianópolis (SC) após passarem por reabilitação

Pinguins são soltos em praia de Florianópolis (SC) após passarem por reabilitação
Pinguins foram soltos em Florianópolis nesta segunda — Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Vinte pinguins-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) foram soltos na Praia do Moçambique, em Florianópolis, na manhã desta segunda-feira (3), depois de passarem por processo de reabilitação. As aves tinham sido resgatadas em praias do litoral de Santa Catarina, vindas da Patagônia, e receberam um microchip com número de identificação antes de iniciaram a viagem de volta para casa.

https://www.facebook.com/associacaor3animal/videos/342827370450454

A soltura foi a primeira realizada nesta temporada pela Associação R3 Animal, uma das instituições que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no estado.

Nesta época do ano é comum o encalhe de pinguins nas praias catarinenses, vindos da Argentina. A migração anual inicia em meados e outono e as aves chegam fracas, debilitadas e às vezes feridas no estado. O processo migratório vai até setembro, quando elas começam a fazer o caminho de volta.

A maioria dos pinguins encontrados no litoral estão no primeiro ano de vida e fazendo a viagem migratória pela primeira vez. É comum que alguns tenham dificuldade em se alimentar, se percam dos bandos e fiquem debilitados, indo parar nas praias, explicou a R3 Animal. E há ainda os são capturados incidentalmente por apetrechos de pesca, na chamada ‘captura bycatch’, ou seja, não intencional.

Os pinguins foram recolhidos pela R3 Animal e outras entidades envolvidas no PMP-BS no estado, e passaram por reabilitação no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal), no Parque Estadual do Rio Vermelho, na capital.

Após serem reabilitados, os animais passaram por exames complementares e fizeram o teste de impermeabilização das penas. Ainda estão em reabilitação 25 pinguins, que assim que estiverem aptos, também voltarão para a natureza.

Caso alguma ave do tipo ou algum outro animal marinho seja encontrado debilitado ou morto na praia, a recomendação é ligar para o telefone 0800 642 3341.

Pinguins passaram por reabilitação em Florianópolis — Foto: Nilson Coelho/R3 Animal

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.