Pinhais (PR) oferece castração gratuita para cães e gatos

Pinhais (PR) oferece castração gratuita para cães e gatos
Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo/Arquivo

Moradores do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, com renda familiar de até três salários mínimos podem cadastrar seus cães e gatos no Programa Municipal de Controle Ético da População Canina e Felina, que oferece castração e microchipagem gratuita. A ação é realizada pela prefeitura da cidade para controlar a população animal e diminuir o número de abandonos e a transmissão de doenças aos seres humanos.

Para participar do programa, as famílias residentes em São José dos Pinhais precisam estar inscritas no Cadastro Único da Secretaria de Assistência Social, que atualmente possui 20 mil inscrições. Quem ainda não efetuou o cadastro pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência.

Após o cadastro, o morador receberá seu Número de Inscrição Social (NIS) e, com ele em mãos, basta entrar em contato com o Setor de Defesa Animal – da Secretaria de Meio Ambiente – pessoalmente ou pelo telefone (41) 3398-2694. Durante o atendimento, serão solicitadas informações a respeito dos animais de estimação que participarão no programa e ainda dados pessoas como o NIS, número do RG, CPF e endereço completo.

Recadastramento

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Áriston Ghidin, quem já está inscrito no programa também precisa repetir essa etapa durante os próximos meses, pois o setor está atualizando a lista de favorecidos. “O recadastramento será um procedimento essencial para que os beneficiários já cadastrados continuem a participar ”, informa.

Etapas para castração e microchipagem

Com os cadastros atualizados, a equipe do Setor de Defesa Animal informa que dividirá as famílias por regiões da cidade e realizará ações separadamente em cada região, convidando os inscritos daqueles bairros para participarem do encontro. Na data combinada, eles participarão de uma entrevista e de uma palestra a respeito da guarda responsável e dos cuidados necessários antes da operação e depois do procedimento cirúrgico.

Os tutores também levarão seus animais para uma consulta de avaliação para saber se estão aptos para a operação, já que precisam estar livres de doenças e, no caso das fêmeas, não podem estar no cio ou em gestação. A castração e a microchipagem serão realizadas ao final do processo em local e horário agendados pela prefeitura.

Segundo a secretaria, ainda não há previsão de data para a realização das cirurgias, pois é necessário finalizar o cadastramento e recadastramento de todos os beneficiários antes disso.

Por Raquel Derevecki

Fonte: Gazeta do Povo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *