China MakarSankranti salve aves H

Pipas: Cerol mata aves no festival Makar Sankranti, na Índia

Por Komal Panwar / Tradução de Alice Wehrle Gomide

China MakarSankranti salve aves

Makar Sankranti é um dos nossos festivais favoritos do Rajastão (Índia). É o dia onde nós pintamos o céu inteiro em diferentes cores com pipas. Infelizmente, no momento da celebração, nós esquecemos que estamos transformando o céu em um massacre de aves.

Imagine isto, uma mãe deixa seu ninho de manhã para procurar comida para seus filhotes, mas ela nunca retorna porque ela foi pega e morta no mortal manjha (um abrasivo utilizado nas linhas de pipas). Homens e mulheres, eu peço com urgência para que vocês não usem o manjha chinês (cerol), ou como alguns o chamam, kaanch ka manjha. Apesar de ser banido pelo governo, ele é ilegalmente vendido em lojas.

Vamos juntos fazer nossa parte para manter as aves vivas. Aqui está como:

Nós falamos com Abhishek Singh, da Fundação pelo Bem-Estar Animal Angel Eyes, uma organização que, como o próprio nome diz, trabalha pelo bem-estar dos animais. A fundação foi formada por Manta Sidhu (presidente da fundação).

Enquanto Manta começou a organização em Nova Delhi, Ashishek está liderando a de Jaipur.

JWB:  Quando isto tudo começou?

Abhishek: Eu me mudei para Jaipur há quatro anos, e sendo um maníaco por pipas, eu não tinha ideia da tamanha crueldade que estava acontecendo com as aves. Você sabia que mais de cinco mil aves são feridas durante o festival de pipas somente em Jaipur? E entre elas, somente 40% sobrevivem, o resto ou fica severamente ferido ou morre.

JWB:  O que a organização faz durante o festival de pipas?

Abhishek: Durante o festival, nós montamos acampamentos onde uma equipe inteira de veterinários está presente (Vaishali Nagar). Na realidade, antes do acampamento, vamos organizar uma manifestação onde iremos mostrar os efeitos do manjha.

JWB: Que horário deveríamos evitar soltar pipas?

Abhishek:  Os horários em que as pipas são soltas são, é claro, um problema grave. Você deve evitar soltar pipas das 5h às 8h da manhã. É o horário em que as aves estão mais ativa, e também o mesmo período no fim da tarde.

JWB:  O Manjha chinês foi banido, mas está realmente banido? Ele ainda está muito disponível nas lojas, não?

Abhishek:  Você sabia que o manjha feito com vidro é um bom condutor de eletricidade? E não é nocivo somente para as aves, mas também para os seres humanos. Já ocorreram incidentes onde pessoas foram eletrocutadas! Imagine o que isso faz para as aves! E sim, está disponível nas lojas, simplesmente porque as pessoas fizeram um bom estoque, então certamente, por que eles perderiam isso? Cerca de 20% dos comerciantes mal aceitaram não vender manjha. É praticamente impossível em alguns casos.

JWB:  O que podemos fazer se virmos uma ave ferida?

Abhishek: Você pode ligar para nosso telefone +919782000077

JWB humildemente pede a todos para, por favor, soltarem suas pipas após as 8:30 da manhã, e evitem usar o manjha chinês.

Por favor, lembrem-se da lei do retorno.

Fonte: Jaipur Women Blog

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.