Pit bull foge de casa após tutor sofrer AVC e é achado com golpes de facão no focinho, no AP

Pit bull foge de casa após tutor sofrer AVC e é achado com golpes de facão no focinho, no AP
Fotos da família do dono mostram "Argos" antes da agressão — Foto: Arquivo Pessoal

Um cachorro da raça pitbull agredido de forma cruel a golpes de facão no focinho e nas patas foi resgatado no Conjunto Habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá. Apelidado de “Argos”, o animal passou por cirurgia para reparação do focinho e do maxilar que foram gravemente lesionados.

A operação aconteceu na quarta-feira (5) e segundo a ONG Anjos Protetores, que fez o resgate, o cão foi encontrado vagando pelo conjunto já ferido. A entidade descobriu que “Argos” fugiu de casa após o dono sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

O voluntário José Emílio Ribeiro, de 23 anos, conta que ajudou a levar o animal até a clínica veterinária e mesmo com porte e o tamanho, o pitbull permaneceu dócil e bem adaptado com o convívio humano.

“Descobrimos com familiares que ele fugiu no final de semana junto com outra cadela após o dono dele ter tido um AVC. Era um casal de pitbulls, a fêmea está desaparecida. No momento do socorro ao dono, o portão ficou aberto e os animais fugiram”, detalhou.

Cachorro foi visto andando ferido pelo Residencial Macapaba. — Foto: Kelison Neves/Rede Amazônica

Ribeiro conta ainda que o cachorro foi visto andando pelo residencial desde segunda-feira (3), quando moradores acionaram a ONG. Após a operação, não corre risco de vida.

Argos ainda está numa clínica no Centro, onde aguarda por mais procedimentos cirúrgicos. O voluntário diz que ele consegue respirar, mas não consegue ingerir alimentos sólidos ou sondas. O animal também teve parte da mandíbula quebrada.

“Ele vai passar por uma avaliação ortopédica para realizar uma cirurgia e a restruturação de toda a face, pois possui muita vascularização. Isso vai levar mais de um mês, vai precisar de uma atenção redobrada”, frisou.

ONG informou que cão teria fugido após dono ter tido AVC. — Foto: Arquivo Pessoal

A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) foi acionada e começou investigar o caso para tentar descobrir quem é o agressor do animal. O tratamento realizado em Argos já está avaliado em quase R$ 3 mil.

O próximo procedimento cirúrgico deverá custar R$ 2,5 mil, para a reconstrução nasal, da mandíbula e facial. Para dar continuidade, a organização capta doações.

Elas podem ser feitas para a conta bancária da Anjos Protetores (do Banco do Brasil, agência: 3851-2; e conta: 36.341-3) ou direto na clínica onde Argos está sendo tratado, localizada na Avenida Mendonça Júnior, número 2191, entre as Ruas Hildemar Maia e Professor Tostes, no bairro Central.

Atenção: imagem forte. — Foto: G1
‘Argos’ realizou cirurgias e precisará de outras intervenções para conseguir se alimentar. — Foto: ONG Anjos Protetores/Divulgação

Por Caio Coutinho

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.