EUA Texas pitbull perdeu nariz

Pit bull que perdeu seu nariz é agora o cão mais feliz do mundo

Por Elizabeth Claire Alberts / Tradução de Alice Wehrle Gomide

No dia 21 de janeiro de 2015, Brittany Faske recebeu uma ligação preocupante. Um trabalhador de uma obra em Houston, Texas, nos EUA, viu um pit bull ferido, que parecia estar em sem a metade de seu focinho. O cão estava escondido nos arbustos e não deixava ninguém chegar perto dele.

Faske, uma voluntária do ADORE (All Dogs Official Rescue Enterprise of Houston), um centro de resgate de Houston, correu para o local. Quando ela encontrou o pit bull sentado perto de uma vala no meio de sacos de fast food e pneus velhos, ela pode ver que a condição dele era pior do que ela tinha inicialmente imaginado. Na melhor das hipóteses, ela pensou que poderia ajudar a acabar com seu sofrimento.

“Este cão enorme e que uma vez foi lindo, tinha sido reduzido a quase nada”, Faske conta ao The Dodo. “Além de seus ferimentos, suas costelas, ossos do quadril e coluna estavam claramente visíveis sob sua pele. Ele estava coberto de sujeira e estava muito fraco para fugir”.

EUA Texas pitbull perdeu nariz2

Conforme Faske chegou perto, o pit bull deu um rosnado de aviso. Isto não a alarmou – ela esperava que isso acontecesse depois do que ele já tinha passado. Mas o cachorro deixou Faske chegar perto o suficiente para avaliar melhor seus ferimentos. Grande parte do focinho e o nariz do cachorro tinham sumido, e o que tinha sobrado estava pendurado em seu rosto.

Faske tinha certeza que uma pessoa tinha feito isso – talvez a mesma pessoa que colocou uma coleira cinza no pescoço do pit bull, e provavelmente o abandonou  perto do aterro. “O corte estava tão limpo e reto, só poderia ter sido feito com um instrumento afiado”, Faske explica. “Parecia que alguém tinha literalmente pego uma faca e cortado fora a metade do seu focinho”.

Além da aparência horrível do ferimento, veio o cheiro. Um forte mau cheiro a Faske que já estava infeccionado.

Após um pouco de persuasão, Faske conseguiu colocar uma guia ao redor da cabeça do pit bull. Eles lhe deram o nome de Apollo, pelo deus místico da cura e da medicina. “Imediatamente, você podia ver seu corpo ficando mole”, diz Faske. “É como se fosse que ele soubesse que estava seguro”.

EUA Texas pitbull perdeu nariz3

Faske colocou Apollo em seu carro e o levou direto ao veterinário. Este pobre cachorro deveria estar com muita dor, mas Apollo relaxou no carro, e até mesmo dormiu. “Eu acho que foi o melhor sono que ele já teve”, diz Faske.

Apollo ainda não estava totalmente seguro. Ele precisava de cuidados médicos urgentes, e Faske não tinha certeza se ele sobreviveria. Mas quando ele chegou à clínica, Apollo andou pela área de espera, cheirando pessoas e interagindo com outros cães.

“Todo mundo na clínica parecia um pouco intimidado pelo Apollo”, diz Faske. “Eu acho que ninguém esperava que um cão naquela condição estaria andando pelo local como se nada estivesse errado”.

EUA Texas pitbull perdeu nariz4

Além de seus ferimentos faciais, Apollo testou positivo para dirofilariose (verme do coração), uma condição que ocorre quando parasitas migram através do tecido para o coração. Se não tratada, essa condição leva à morte.

Faske e o veterinário colocaram água e comida na frente de Apollo para ver que tipo de qualidade de vida ele teria. Se ele comesse, eles achavam que ele poderia ter uma chance. Sem hesitar, Apollo comeu duas tigelas de comida e bebeu água. Então ele andou até Faske e deitou sua cabeça na perna dela. “A partir daquele momento, nós sabíamos que ele não era um cachorro qualquer”, ela diz.

Apollo precisava de cirurgia com urgência, mas Faske queria ter certeza que ele teria o melhor tratamento possível, então ela o levou para outro veterinário para obter uma segunda opinião. Então, algumas semanas depois, Apollo passou por uma cirurgia reconstrutiva. Ele já estava sem seu nariz externo, mas ele ainda tinha a cavidade nasal que permitia que ele respirasse.

Durante a operação, o veterinário colocou um enxerto de pele ao redor do osso exposto da cavidade nasal do Apollo, que iria proteger o que sobrou do seu nariz. Apesar de que parte do maxilar superior de Apollo e alguns dentes tiveram que ser removidos, o veterinário também conseguiu salvar um pedaço suficiente de sua boca para que ele pudesse comer e beber normalmente.

EUA Texas pitbull perdeu nariz5

Enquanto isto tudo estava acontecendo, adoção nem tinha passado pela cabeça de Faske – ela estava muito ocupada se preocupando se Apollo sairia de sua cirurgia. Mesmo assim, Faske sabia que ela e Apollo tinham uma conexão especial, e este laço ficava mais forte a cada dia que passava. Ela o visitou tanto quanto pôde enquanto ele estava internado.

“Lá no fundo, eu sabia que queria ficar com ele, mas só precisava encontrar um jeito”, Faske diz ao The Dodo.

Assim que Apollo se recuperou, Faske o apresentou a seus outros dois cães, ambos machos com mais de 10 anos. “Ambos eram mestiços de raças bull e muito temperamentais”, diz Faske. “Uma dupla de velhos rabugentos. Eu não tinha certeza se eles iriam aceitar outro cão. Eles gostavam das coisas do seu jeito e me protegiam muito.”

Mais uma vez, Apollo foi além das expectativas de Faske. Não somente seus cães o aceitaram, mas Apollo claramente os adorava. Ele também adora estar ao redor de pessoas, o que era bem surpreendente após tudo que ele já tinha passado.

EUA Texas pitbull perdeu nariz6

Acabou sendo uma decisão fácil para Faske adotar Apollo oficialmente.

Mesmo com seus ferimentos faciais, Apollo agora tem uma vida completa. Seu nariz reconstruído funciona como o nariz de qualquer outro cão, permitindo que ele respire, cheire e espirre. Seu maxilar reformado não o impede de comer e brincar.

“E como ele come!” diz Faske. “Ele também brinca com brinquedos e bolas de tênis”.

EUA Texas pitbull perdeu nariz7

Com o amor de Faske, Apollo parece ter lidado com seu trauma emocional. “Eu nunca vi um cachorro mais feliz”, diz Faske. “Você consegue ver a confiança e o amor em seus olhos”.

As atividades favoritas de Apollo são sentar na poltrona que ele reivindicou como dele e assistir TV com Faske. Ele também adora brincar com seus irmãos caninos, comer e tomar banho de sol.

Todo sábado, Faske leva Apollo para treinar no Total Control K9 College, que generosamente doou sessões privadas de treinamento que Apollo ama. “Ele de alguma forma sabe quando é sábado porque ele fica pacientemente me esperando junto à porta”, Faske diz. “Definitivamente é nosso tempo semanal juntos. Ele não pode esperar para ir dar uma volta de carro”.

Apollo foi tão inspirador para todos, que o ADORE o tornou sua mascote oficial para conscientizar sobre a crueldade animal.

“Parece que ele encontrou sua vocação e foi capaz de deixar para trás sua cruel experiência”, diz Faske. “Ele está mostrando ao mundo que um animal que sofreu tanto, depois foi jogado fora, pode se erguer sobre as circunstâncias que talvez fossem destinadas a ele, e se tornar um campeão para outros animais”.

EUA Texas pitbull perdeu nariz8

“Depois de tudo o que ele passou, me surpreende quão feliz e despreocupado ele é com todo mundo”, diz Faske. “Apollo realmente é uma benção. Sem o ADORE Houston e o apoio da comunidade, Apollo não estaria onde ele está hoje. Foi necessária uma vila inteira para ajudar com sua recuperação e eu sou muito agradecida a todos que contribuíram”.

Para ajudar cães como Apollo, você pode fazer uma doação para ADORE ou até mesmo se voluntariar para ser um pai temporário se você vive na região de Houston.

EUA Texas pitbull perdeu nariz9

Fonte: The Dodo

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.