PL cobra que síndicos denunciem maus-tratos a animais em condomínios, em São Caetano do Sul, SP

PL cobra que síndicos denunciem maus-tratos a animais em condomínios, em São Caetano do Sul, SP
vereador Ubiratan Figueiredo Crédito: Divulgação

Tramita na Câmara de São Caetano do Sul o Projeto de Lei nº 745/21, que determina aos condomínios denunciar maus-tratos a animais aos órgãos de segurança pública.

Se aprovado, os síndicos deverão comunicar os órgãos competentes, como a Polícia Civil, Polícia Militar ou Polícia Ambiental, com informações precisas que permitam a identificação da vítima e do autor do ato de violência, em situações de maus-tratos que ocorram tanto dentro dos apartamentos, quanto em áreas comuns do condomínio.

Ubiratan, que também é fundador da ONG SOS Cidadania Animal, argumenta que, embora a prática de atos de abuso e maus-tratos de animais esteja tipificada como crime na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), a ocorrência de maus-tratos ainda compõe a realidade do País, proliferando os casos de violência e de abandono. 

O parlamentar ressalta que, “comete o crime de maus-tratos não apenas aqueles que praticam atos de violência ou abandono, mas aqueles que praticam atos de negligência e omissão, como manter o animal sem o fornecimento de água e alimentação, em local inadequado, sem higiene, sem luz solar e espaço, dentre outras situações que impedem a mínima qualidade de vida”.

Durante o estado de calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19, houve impulso no crescimento do número de violência contra animais. “Trabalho com proteção animal há mais de 20 anos e nunca teve um ano como o de 2020. Foi recorde de abandono e maus-tratos”, pontuou Ubiratan Figueiredo.

Fonte: ABC do ABC

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.