PM Ambiental flagra rinha de galos em Herval d´Oeste, SC

PM Ambiental flagra rinha de galos em Herval d´Oeste, SC

Por Éder Luiz

SC Herval rinha1

A Polícia Militar Ambiental flagrou três pessoas promovendo rinha de galos em Herval d´Oeste. A ocorrência foi registrada na tarde desta quinta-feira, 20, no bairro Nossa Senhora Aparecida.

Após uma denúncia anônima, os policiais foram até o local e avistaram uma pessoa saindo da casa onde a informação indicava estar sendo promovida a rinha. O homem foi abordado e com ele encontrado um galo. Dentro da casa os policiais encontraram mais quatro aves, duas delas muito feridas, com cortes no corpo provocados durante as rinhas. Os galos pareciam ter recentemente saído de uma das brigas. O que chamou atenção dos policiais foi que as aves tinham as esporas cortadas e os bicos estavam praticamente destruídos devido ao uso durante as rinhas.

SC Herval rinha2

Os três homens foram levados para a sede da PM Ambiental. Segundo o comandante da PM Ambiental na região, tenente Tatiano Cabral, dois dos envolvidos responderão por maus-tratos e terão que pagar multas de R$ 500,00 por aves. O morador da casa, que assumiu ser tutor de 4 das cinco aves, pagará R$ 2 mil. Eles ainda responderão a um Termo Circunstanciado que pode resultar em detenção de até um ano devido ao crime de maus-tratos.

O morador da residência afirmou ao Portal Éder Luiz que as aves estavam feridas por que brigam entre si, sem que sejam incitadas. Ele ainda argumentou que engorda os galos para fazer “um risotinho”.

Os animais serão avaliados por um veterinário da Cidasc, que definirá qual o destino dos galos.

SC Herval rinha3

SC Herval rinha4

SC Herval rinha5

SC Herval rinha6

SC Herval rinha7

SC Herval rinha8

SC Herval rinha9

SC Herval rinha10

Fonte: Éder Luiz

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.