PM apreende 125 pássaros silvestres na feira livre de Itabaiana, SE

A Polícia Militar de Sergipe, através do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreendeu cerca de 125 aves silvestres durante uma ação de fiscalização na feira livre da cidade de Itabaiana, a 58 quilômetros de Aracaju, na manhã do sábado, 21.

A guarnição composta pelo sargento Santos e os soldados Estácio e Stéfane efuatuava o patrulhamento de rotina, por volta das 7h30, em Itabaiana, quando percebeu uma correria na feira. Alguns comerciantes que praticavam a venda ilegal dos pássaros silvestres fugiram do local, abandonando os animais em gaiolas. Entre as espécies apreendidas, a maioria eram cabeças, azulões, sanhaços e papa-capins, aves de fácil acesso no bioma sergipano.

Os policiais flagraram até 10 aves dentro de cumbúculos, pequenas caixas fabricadas para transportar os animais, que dificultam a visualização pela polícia e órgãos de fiscalização ambiental. Os animais foram catalogados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Nova apreensão – Já por volta das 8h do domingo, 22, seguindo o cronograma de fiscalizações em feiras livres, a guarnição Arara 02, composta pelo sargento Oliveira e os cabos Oliveira Alves e Glaucus apreendeu cerca de 40 pássaros silvestres na feira livre do bairro Lamarão, localizada na cabeceira da ponte do Conjunto João Alves, divisa de Aracaju com Nossa Senhora do Socorro.

A exemplo do que aconteceu em Itabaiana, as pessoas que estavam comercializando os animais, ao perceberem a presença da polícia, abandonaram os animais em gaiolas, não sendo possível a prisão dos infratores. Os animais foram recolhidos e soltos em ambiente natural, por apresentarem sinais de que ainda não estavam domesticados.

Fonte: Plenário

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.