PM apreende jabutis e pássaros silvestres em Aracaju

Policiais militares do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), apreenderam na tarde da segunda-feira (29), numa empresa de entulho situada no bairro 18 do Forte, em Aracaju, dezenas de jabutis e nove pássaros silvestres. Os animais foram encontrados após denúncia anônima sobre um cativeiro.

No local indicado, a guarnição composta pelos cabos Sérvulo e Gaudêncio e o soldado H. Oliveira percebeu cinco pássaros silvestres expostos na fachada da empresa. Ao adentrar no estabelecimento, os policiais encontraram 28 jabutis e quatro aves escondidas, sendo um papagaio, uma arara azul e dois periquitos.

Durante conversa com uma funcionária da empresa, a guarnição descobriu que os animais eram tutelados pelo proprietário do local. A profissional negou aos policiais que os animais estavam sendo vendidos e afirmou que o proprietário os criava como hobby.

Diante da situação, os policiais solicitaram a licença expedida pelo IBAMA, que autoriza a criação dos animais, explicando à funcionária da empresa que a falta do documento se constituía em crime ambiental, segundo a Lei 9.605/98. Por conta da ausência da liberação, os animais foram apreendidos e encaminhados à Delegacia Plantonista, juntamente com a mulher, que era a única pessoa presente no momento do flagrante.

Fonte: Plenário (editada)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.