PM de Meio Ambiente captura cinco animais silvestres em Uberlândia, MG

PM de Meio Ambiente captura cinco animais silvestres em Uberlândia, MG
Tamanduá-bandeira foi capturado no bairro Morumbi e solto a 15 km de Uberlândia. (Foto: PM de Meio Ambiente)

Pelo menos cinco animais silvestres foram capturados pela Polícia Militar (PM) de Meio Ambiente na zona urbana de Uberlândia nessa terça-feira (1º).

Em um dos casos, um tamanduá-bandeira foi encontrado em uma casa no bairro Morumbi, na zona leste da cidade. Após ser examinado e constado boa saúde, o animal foi solto em uma reserva florestal a cerca de 15 km de Uberlândia. Este foi o terceiro tamanduá-bandeira capturado na cidade nos últimos dez dias.

Também foram capturados um falcão Quiri Quiri, no bairro Cidade Jardim, zona Sul, um tucano no bairro Marta Helena, zona norte, um Pica Pau no bairro Jardim Karaíba, zona Sul, e um Curicaca, no bairro Nossa Senhora da Aparecida, setor central da cidade.

A PM de Meio Ambiente também realizou a soltura de um falcão, após o animal receber alta do Laboratório de Pesquisa em Animais Silvestres da Universidade Federal de Uberlândia (Lapas-UFU), onde estava internado.

De acordo com o sargento Eduardo Venâncio, o animal silvestre em regra não ataca, mas se sentir acuado, por instinto, pode atacar para se defender. “Daí a importância de acionar os órgãos competentes para fazer a correta contenção e captura, assim a integridade física do animal e das pessoas serão preservadas”, disse Venâncio.

De acordo com a PM, a expansão urbana e das fronteiras agrícolas são motivos para a migração dos animais para a cidade em busca de água, abrigo e alimento.

Por Vinícius Romario

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.