PM e Saau resgatam cães de residência em Umuarama (PR) onde filhote estava sendo devorado pela mãe

PM e Saau resgatam cães de residência em Umuarama (PR) onde filhote estava sendo devorado pela mãe
Foto: Reprodução

Em uma ação conjunta realizada nesta terça-feira (22), a Saau (Sociedade de Amparo aos Animais de Umuarama) e a Polícia Militar (PM) resgataram dois cães adultos que foram encontrados extremamente debilitados em uma residência de Umuarama. No local as equipes também se depararam com seis filhotes recém-nascidos já mortos e um sétimo que estava sendo devorado pela cadela mãe.

O caso está sendo considerado pelas autoridades como maus-tratos a animais, e foi descoberto pelas médicas veterinárias do município Sharon Meza e Stephany Nardoni, através de denúncias anônimas via 151 que conduziram as profissionais até o local, onde foi confirmada a situação. Elas então acionaram a Saau e as equipes até a residência localizada aos fundos de uma loja na região da Zona I de Umuarama.

No local, as equipes constataram e registraram em vídeo a situação de extrema desordem e sujeira no quintal onde os animais habitavam. Lá, a Saau e policiais do 25º Batalhão da Polícia Militar (BPM) encontraram os dois animais adultos ainda vivos e os sete filhotes mortos.

A tutora dos animais, de 26 anos, afirmou que trabalha de noite e que não possui condições financeiras para tratar as doenças dos animais, porém afirmou que não os deixava sem comida ou água, mesmo após os policiais flagrarem que havia falta de ração e que a água disponível para os animais era escassa e suja.

Assista ao vídeo feito no local:

Nesta quarta-feira (23) a Saau emitiu um laudo que diagnosticou os dois animais apreendidos como apresentando quadro clínico de desnutrição e desidratação, além de um deles estar com cinomose – doença viral que pode comprometer a respiração, causando vômitos, diarreias, convulsões, e, em casos mais graves, o enfraquecimento do sistema imunológico e morte.

A moradora da residência foi conduzida à Delegacia de Polícia Civil de Umuarama, onde foi denunciada pelo crime de maus-tratos a animais. Já os animais adultos foram recolhidos e levados para atendimento veterinário na Saau.

Fonte: OBemdito

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.