PM resgata aves silvestres que eram criadas em gaiolas no DF

PM resgata aves silvestres que eram criadas em gaiolas no DF

Equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) aprendeu diversas aves silvestres nessa quinta-feira (29/11). De acordo com informações da corporação, os animais eram criados em cativeiro, numa chácara, em Sobradinho I.

Os responsáveis pelo local não tinham autorização para criá-los e acabaram detidos. Eles foram encaminhados para a delegacia e autuados por crimes contra a fauna, de acordo com o artigo 29 da Lei nº 9605/98. A norma prevê pena de 3 meses a 1 ano de detenção e o pagamento de multa.

Veja vídeo:

Na segunda (26), 25 aves foram encontradas e recolhidas pela PMDF com sinais de maus-tratos. As apreensões fazem parte da Operação Bioma e foram feitas em criadouros ilegais de três regiões.

De acordo com a corporação, nove pessoas foram autuadas e precisaram assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência, o TCO, pois não tinham autorização para possuir os animais nativos da fauna silvestre.

As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Ceta), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Por Nathália Cardim

Fonte: Metrópoles

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.