‘Pode gravar e denunciar. O cachorro é meu’, diz casal que foi flagrado maltratando um cão em Colombo, PR

‘Pode gravar e denunciar. O cachorro é meu’, diz casal que foi flagrado maltratando um cão em Colombo, PR
Imagem mostra cão que sofreu as agressões. Polícia procura casal. Foto: Reprodução/Delegado Mateus Laiola.

Um casal está sendo procurado pela Polícia Civil do Paraná nesta quarta-feira (27), pelo crime de maus-tratos contra um cachorro, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. O objetivo da ação policial é prender os indivíduos e levar o animal para um lar seguro. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra um homem arrastando o cão e depois uma mulher puxando o animal debilitado.

Em imagens que circulam nas redes sociais e disponibilizada pelo delegado Matheus Laiola, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), um homem arrastou o cachorro pelas costas na rua e na sequência aparece uma mulher erguendo o pet e gritando para os outros que poderiam gravar a cena.

“O cachorro tá na rua e vocês querem denunciar? Pode denunciar. Eu faço porque o cachorro é meu. Tá gravando, tá gravando? o cachorro é meu”, afirmou a mulher. Aí as pessoas que observam a triste cena perguntam: “É seu, mas a senhora pode matar”, questionam os curiosos.

Atenção, o vídeo divulgado pelo delegado tem imagens fortes 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Matheus Laiola (@delegado.matheuslaiola)

O fato aconteceu no último sábado (23), em Colombo. “Começamos a realizar diligencias e o foco é elucidar este caso, resgatar o animal, identificar os agressores e responsabilizar quem fez isto”, disse Laiola. 

Maus-tratos é crime

Em setembro de 2019, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 1.095/2019, que aumentou a punição para quem comete abuso, maus-tratos e acaba ferindo ou mutilando animais. A pena prevê reclusão de dois a cinco anos, além de multa e a proibição de guarda. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais criada em 1998 previa penalidade de três meses a um ano de reclusão, além de multa. A lei sancionada também prevê punição a estabelecimentos comerciais e rurais que facilitarem o crime contra animais.

Fonte: Tribuna do Paraná

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.