Podemos apresenta PL que obriga motorista de app a levar animais domésticos

Podemos apresenta PL que obriga motorista de app a levar animais domésticos
Crédito: Pixabay

Deputados federais do Podemos apresentaram um Projeto de Lei que obriga motoristas de aplicativo a transportar animais de estimação dos usuários. O texto foi protocolado na última sexta-feira (12/5) e, caso aprovado, a medida passará a valer em todo o território nacional.

O PL 2.548/2023 é de autoria dos deputados Bruno Ganem (Pode-SP) e Raimundo Costa (Pode-BA). O transporte dos pets será feito com base em condições e limitações oferecidas por plataformas de transporte. O PL possui ainda um trecho que determina a proibição de cobrança de taxa adicional para embarcar os animais de estimação.

O texto garante ainda que cachorros de pequeno, médio e grande porte deverão ser transportados no banco traseiro e presos por peitorais, e gatos devem estar em caixas de transporte. Ambos os animais devem estar presos ao gancho para cinto de segurança.

Negativa

Os motoristas de aplicativo só poderão recusar transportar o animal caso não seja possível acomodá-lo no carro por conta do peso ou tamanho do bicho. Situações de saúde como alergias a animais de estimação ou riscos à segurança do motorista também são exceções que o texto destaca para se recusar a transportar os pets.

Segundo os deputados Bruno Ganem e Raimundo Costa, a proposta tem como objetivo a redução dos casos de atritos e transportes inadequados de animais de estimação nos veículos de transporte por aplicativos e o bem-estar e proteção dos animais.

Por Raphael Felice

Fonte: Correio Braziliense

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.