Polêmica: vereador Junior do Xis é flagrado com galos de rinha no PI

Polêmica: vereador Junior do Xis é flagrado com galos de rinha no PI
Foto: Reprodução

Um vídeo em que aparece o vereador da cidade de José de Freitas, Júnior Sampaio, mais conhecido como Junior do Xis, dentro de um barco ladeado por um homem que tem no colo dois galos de rinha, tem circulado nos grupos de WhatsApp da cidade, que fica distante cerca de 53 km de Teresina.

O caso gerou polêmica pelo fato do parlamentar estar apoiando as rinhas de galo que, apesar de acontecerem em forma de “esporte” para os tutores dos animais e apostadores, não leva em conta a saúde e os direitos dos animais, além de ser uma prática criminosa determinada pelo artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98 (conhecida como lei do meio ambiente): “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”. A pena é detenção de três meses a um ano e multa. A pena será aumentada em caso de morte do animal.

A cidade de José de Freitas já foi palco de operações policiais através de denúncias de maus tratos a animais pela prática de criação de animais em cativeiro com o objetivo específico de rinha de galo. Cabe as autoridades policiais investigarem o caso.

Por Bruna Dias

Fonte: Portal R10

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.