ES pontobelo apreensao armas tinha

Polícia Ambiental realiza apreensões de pássaros silvestres e prende dono de rinha de galo em Ponto Belo, ES

Na tarde desta quarta-feira (11), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu uma espingarda, um papagaio chauá e vários pássaros mantidos em cativeiro sem autorização do órgão ambiental na localidade de Itamira, zona rural de Ponto Belo.

O infrator foi conduzido para a delegacia pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e manutenção de animais silvestre em cativeiro irregular.

Durante a vistoria, a polícia apreendeu uma espingarda e uma caixa de munições. Eram mantidos em cativeiro um papagaio chauá, que está na lista das aves ameaçadas de extinção, dez pássaros silvestres, sendo eles cinco canários da terra, um melro e quatro coleiros do sertão.

Por se tratar de crime ambiental manter animais da fauna silvestre em cativeiro sem a autorização do órgão ambiental e possuir arma de fogo e munições, as penas previstas somadas são de detenção de quatro anos, além de multa.

Na mesma tarde, outra equipe constatou a existência de uma rinha de galo no bairro Serra Dourada I, na Serra. Os militares chegaram ao local após receberem denúncia anônima. O dono do local foi preso e os animais foram apreendidos.

Durante a vistoria do local, foram apreendidos 17 galos em condições precárias, sem alimentação devida, machucados e mutilados, alguns já cegos, e vários acessórios para a realização das brigas de galos. Em fiscalização, também foi encontrado um pássaro silvestre da espécie Melro, sem anilha de identificação e sem a licença do órgão ambiental.

Por se tratar de crime a prática de abuso, maus tratos e a mutilação de quaisquer espécies de animais, e manter em cativeiro animais sem a autorização dos órgãos ambiental, a pena prevista somada para o infrator é a de detenção de dois anos, além de multa. O responsável por manter o estabelecimento, um homem de 45 anos, foi conduzido até a delegacia regional para responsabilização pelo crime de maus-tratos aos animais.

Fonte: Rádio Conexão ES

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.