Polícia Ambiental recebe mais de 60 denúncias de maus-tratos a animais por mês em Rondonópolis, MT

Polícia Ambiental recebe mais de 60 denúncias de maus-tratos a animais por mês em Rondonópolis, MT

As denúncias podem ser feitas através do telefone (66) 99657-0919.

Por Renata Ramos

Por dia, a 2ª Companhia de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Rondonópolis recebe de três a cinco denúncias anônimas relacionadas a casos de maus-tratos a animais. Na última semana, um homem de 55 anos foi detido após a polícia encontrar dois cavalos mortos e outros três presos e desnutridos em um campo de futebol, no Residencial Altamirando. O suspeito foi encaminhado para a 1ª Delegacia e assinou um Termo Circunstanciado e foi liberado. Ele deverá responder na Justiça por crime ambiental e maus-tratos aos animais.

Conforme o comandante da Companhia, Major Lima Júnior, o Artigo 32 da Lei 9.605, que trata de crimes contra a fauna, “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, pode gerar detenção, de três meses a um ano, e multa administrativa que varia de R$ 500 a R$ 3 mil por animal maltratado.

MT Rondonopolis policia denuncias maus-tratos animais2

Ainda de acordo Lima Júnior, todas as denúncias são checadas, e em algumas situações o caso de maus-tratos é confirmado, em outros, o crime não é caracterizado.

“Muitas vezes o denunciante passa na rua, em frente a uma residência, por exemplo, e observa que o animal está magro, desnutrido ou infestado por alguma doença. No entanto, ele está recebendo medicação, conforme receitas veterinárias apresentadas pelo proprietário do animal. Nosso papel é checar todas as denúncias” afirma Major Lima Júnior.

Disk denúncia

Atualmente a 2ª Companhia de Polícia Militar Ambiental atende 24 municípios da região sul de Mato Grosso. Por dia, cinco policiais trabalham em escala de plantão.

“Devido o nosso efetivo ser reduzido, pedimos a compreensão da população quanto à checagem das denúncias. Caso nossa equipe esteja empenhada em alguma ocorrência, a denúncia será anotada e logo que possível, verificada”, explica o comandante.

Caso você presencie maus-tratos a animais de quaisquer espécies, sejam domésticos, domesticados, silvestres ou exóticos – como abandono, envenenamento, presos constantemente em correntes ou cordas muito curtas, manutenção em lugar anti-higiênico, mutilação, presos em espaço incompatível ao porte do animal ou em local sem iluminação e ventilação basta ligar no telefone (66) 99657-0919.

Fonte: Gazeta MT

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.