Polícia Ambiental resgata corujas, papagaio e outros pássaros silvestres na zona rural de Teresina, PI

Os policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental resgataram duas corujas e um papagaio, além de vários pássaros de outras espécies que eram mantidos em gaiolas, durante operações de fiscalização neste fim de semana. Os animais foram libertados, exceto o papagaio e um assum preto, porque estavam debilitados demais para retornar à natureza.
As operações aconteceram durante todo o sábado (28), em diversos pontos da zona rural de Teresina. Seis pessoas foram autuadas por manter em cativeiro animais silvestres da fauna brasileira, e tiveram de assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Os animais foram resgatados e soltos em seguida, nas margens de uma lagoa, ainda na zona rural da capital. Com exceção de um papagaio, que segundo a capitã Liliane, da PM Ambiental, estava bastante debilitado, e de um pássaro da espécie chico preto ou assum preto, que ficou cedo depois que teve os olhos perfurados.
“Os papagaios geralmente já estão há bastante tempo aprisionados e não têm condições de serem soltos de imediato. Têm que passar por um período de readaptação. Já o caso do chico preto, são os caçadores que furam os olhos do pássaro, pra ele não distinguir dia de noite. Daí ele canta mais”, explicou a capitã Liliane.
Os animais das seguintes espécies foram resgatados durante a operação:
- 2 corujas;
- 1 papagaio;
- 1 chico preto;
- 3 cochicho;
- 1 casaca;
- 1 azulão;
- 2 cancão;
- 1 bigode;
- 1 abre-fecha;
- 1 galo de campina;

Por Andrê Nascimento
Fonte: G1