Polícia apreende 30 pássaros silvestres em Nova Friburgo, RJ

Polícia apreende 30 pássaros silvestres em Nova Friburgo, RJ
Pássaros apreendidos foram encontrados dentro de residência em Nova Friburgo. Divulgação / PMERJ

Policiais da 5ª Unidade de Polícia Ambiental, em conjunto com agentes do 11º BPM (Nova Friburgo), apreenderam, na tarde desta segunda-feira (5), 30 pássaros silvestres no interior de uma casa em São Pedro da Serra, no município de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes foram acionados para uma ocorrência de crime contra a fauna. No local informado, os PMs apreenderam, além dos pássaros, uma espingarda em situação irregular.

A ocorrência foi encaminhada para a 151ª DP (Nova Friburgo). As aves foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Aves Silvestres do Ibama.

Outros 68 animais silvestres foram regatados em feira na Zona Norte

No domingo (4), policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) prenderam seis homens suspeitos de vender animais silvestres sem autorização e com sinais de maus tratos em feira na Tijuca, na Zona Norte do Rio. A ação, batizada de Operação V, apreendeu 68 animais, entre eles chanchões, periquitos verde, sabiás, biquinhos de lacre, garibaldo, tico ticos e maria preta.

De acordo com as investigações, as equipes da especializada, em conjunto com o Ibama, Prefeitura do Rio e perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE), se dirigiram até a Feira Livre da Tijuca, na Rua Heitor Beltrão para verificar a venda de animais sem licença. No local, encontraram os bichos em péssimas condições.

Aluizio Batista da Silva, Luiz Kauã de Barros Goes, Pietro de Assis Anunziato Venadoro, Evandro Carlos da Silva Lucena, Josué de Araujo e Edson Albino foram presos e levados à sede da DPMA. Eles vão responder por venda e cativeiro de animais silvestres sem autorização e maus tratos de animais silvestres.

Assim como na ocorrência de Nova Friburgo, as aves foram também foram levadas ao Centro de Triagem de Aves Silvestres do Ibama.

Fonte: O Dia

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.