Polícia Civil abre inquérito para investigar matança de cães no sudoeste de MG

Polícia Civil abre inquérito para investigar matança de cães no sudoeste de MG
Animais mortos envenenados no Jardim Diamantina, em São Sebastião do Paraíso. (foto: Acervo pessoal)

A Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso abriu, nesta sexta-feira (20/1), inquérito civil para investigar a matança de cães de médio porte no bairro Diamantina. Por meio de nota oficial, a PCMG diz que, segundo notícia-crime, cerca de dez cachorros foram mortos na região com sinais de envenenamento.

“Nos próximos dias serão colhidos depoimentos de testemunhas e requisitados laudos veterinários, além de analisadas imagens. As investigações que tramitam na Delegacia de São Sebastião do Paraíso visam apurar o crime ambiental, cuja pena pode chegar a cinco anos de prisão”, disse o delegado que preside as investigações, Rafael Gomes, titular da Delegacia de Crimes Ambientais da cidade.

Há cerca de uma semana, os moradores do bairro começaram a encontrar cães de porte médio mortos, com características de envenenamento. O vereador Juliano Carlos Reis (Biju), conhecido pela sua atuação na causa animal, contou que há sete dias recebeu uma mensagem com um vídeo de um cãozinho. A pessoa se identificou como tutor do animalzinho e residente do bairro Diamantina.

“Ela me pedia orientação sobre a situação do animal, visto que estava muito fora da normalidade. O vídeo mostrava o cão babando muito, a ponto de espumar a boca, respirava com dificuldade e tinha espasmos. De uma forma superficial, pela experiência que tenho, percebi que eram sinais evidentes de envenenamento. Então, pedi que ela corresse para buscar o socorro veterinário”, disse.

“A pessoa me retornou, conseguiu salvar seu cão e o laudo confirmou minha suposição, envenenamento por ingestão. No mesmo dia, mais uma pessoa me procurou com a mesma situação”, complementa.

Busca por suspeito de matança dos cães

Depois disso, foram surgindo vários casos de animaizinhos mortos no bairro, sempre com as mesmas características. O vereador procurou pela Polícia Civil. “O que mais preocupa é que o suposto assassino começou a jogar o alimento envenenado por cima do portão de algumas casas. Mobilizei as pessoas do bairro sobre a situação e estamos buscando imagens de câmeras próximas para identificar o autor dessa matança. Já existe um suspeito no bairro conhecido por não gostar de animais e agredir animais de rua com chutes. Estamos aguardando tais imagens e a polícia já está no encalço deste monstro”, desabafou.

O medo no bairro é também com as crianças, que ficam expostas. “O medo dos moradores é que uma pessoa que faz tal coisa pode fazer algo contra alguém”, desabafou Biju.

Por Luciene Garcia

Fonte: Estados de Minas

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.