Polícia Civil abre inquérito para investigar suspeita de desvio de cavalos apreendidos no CCZ, em Presidente Prudente, SP

Polícia Civil abre inquérito para investigar suspeita de desvio de cavalos apreendidos no CCZ, em Presidente Prudente, SP
Polícia Civil instaura inquérito para investigar suposto desvio de cavalos apreendidos no CCZ — Foto: Cedida/Secom

A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar a suspeita de peculato e falsa comunicação de crime que teriam sido supostamente cometidos por funcionários do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Presidente Prudente (SP).

O inquérito foi instaurado após a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público de Presidente Prudente encaminhar um ofício à Polícia Civil. O documento informa que “funcionários do CCZ estariam supostamente comercializando equinos indevidamente, e que para ocultar o desvio dos animais, fora registrado o boletim de ocorrência de furto adrede mencionado (falsa comunicação de crime)”.

Ainda de acordo com a portaria da Polícia Civil, a investigação trata-se, em tese, dos crimes de peculato (apropriação ou desvio de bem público por funcionário público em benefício próprio ou de terceiro) e de comunicação falsa de crime, sem prejuízo da constatação de outros eventuais delitos. Os delitos se enquadram nos artigos 312 e 340 do Código Penal.

As investigações irão apurar o caso registrado por meio do Boletim de Ocorrência, feito através da Delegacia Eletrônica, que informou que no dia 12 de setembro de 2022, por volta das 6h30, na Rua Presidente Castelo Branco, nº 93, no Parque Castelo Branco, onde funciona o CCZ, constatou-se a subtração de três animais equinos, sendo duas fêmeas e um macho. Todos estavam nas baias e supostamente foram retirados do local durante o período noturno.

Segundo o delegado que abriu o inquérito policial, Deminis Sevilha Salvucci, as investigações estão na fase inicial e devem apurar se as acusações são verídicas ou não.

“Coloquei uma ordem de serviço para identificar todas as pessoas em um primeiro momento, tem várias citadas pelo primeiro nome. Então, primeiro temos que qualificar, para depois começar ouvir essas pessoas para ver a versão de cada uma, se procede ou não. Mas está tudo muito inicial, é uma investigação que não está madura”, afirmou o delegado ao g1.

Ainda de acordo com Salvucci, a delegada Adriana Pelegrini deverá prosseguir com as investigações na próxima semana.

Prefeitura

A Prefeitura de Presidente Prudente se posicionou nesta terça-feira (25) sobre as investigações, por meio da seguinte nota oficial enviada ao g1.

“A Prefeitura de Presidente Prudente informa que tomou conhecimento da denúncia por meio de ofício encaminhado pelo Ministério Público. A administração acompanhará atentamente o inquérito policial e, após a conclusão da investigação, tomará as providências cabíveis, de acordo com o que for constatado pelas autoridades policiais”.

Por Bruna Bonfim e Mariana Gouveia

Fonte: g1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.