Polícia Civil: cartório ‘Amigo dos Animais’ fiscaliza local de maus-tratos contra animais em Osório, RS

Polícia Civil: cartório ‘Amigo dos Animais’ fiscaliza local de maus-tratos contra animais em Osório, RS
Foto: Delegado João Henrique Gomes

Os agentes da Polícia Civil da delegacia de polícia de Osório realizaram, na manhã desta sexta-feira (31/03), juntamente com a equipe do médico veterinário do canil municipal, a fiscalização e vistoria de diversos locais supostamente envolvidos com a prática do crime de maus-tratos contra animais domésticos, em Osório.

Segundo o delegado João Henrique Gomes de Almeida, responsável pelos expedientes da delegacia de Osório, a partir da criação do cartório ‘Amigo dos Animais’ diligências policiais fiscalizatórias e de inspeções estão sendo realizadas com maior frequência, visando inibir e reprimir a prática abusiva de maus-tratos contra animais domésticos, em Osório.

A ação que tem apoio da equipe do médico veterinário do canil local, teve êxito em fiscalizar 15 locais, sendo que na oportunidade 08 cães domésticos em situação de maus-tratos foram devidamente recolhidos, após avaliação preliminar do médico veterinário, tendo sido realizado um registro policial.

Na fiscalização pela equipe, um caso chamou muita a atenção, uma cadela com diversos filhotes, estavam abandonados em um pequeno curral, construído para criar porcos, no meio do mato, sem comida e sem água, e foi resgatada. Os autores deverão ser identificados e poderão ser indiciados pela prática de crime ambiental.

Ainda segundo o delegado Gomes, a Lei 9.605/98 regula e tipifica as condutas criminosas contra a fauna e a flora, tendo penas que podem chegar a 05 anos de reclusão. Por fim, ressaltou que o apoio e as denúncias da comunidade são relevantes para o enfrentamento das infrações penais locais.

Novas ações serão realizadas e a comunidade pode denunciar por meio do contato 51.999.120.456 (whatsapp).

Denuncie, sigilo da fonte.

Fonte: Jornal Rota do Mar

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.