Polícia Civil de Araucária e Secretaria do Meio Ambiente resgatam cadela vítima de maus-tratos

Polícia Civil de Araucária e Secretaria do Meio Ambiente resgatam cadela vítima de maus-tratos
Foto: divulgação

Uma cadela pit bull, vítima de maus-tratos, que estava em uma residência na rua Tesoureiro, no bairro Capela Velha, foi resgatada na tarde desta segunda-feira, 2 agosto, através de uma ação conjunta entre a Delegacia de Polícia de Araucária e a Secretaria Municipal do Ambiente. Segundo as equipes, o resgate se deu após denúncia feita pela Guarda Municipal junto à SMMA, que constatou, em uma de suas operações pela região do Capela Velha, a existência do animal na casa e as péssimas condições em que se encontrava, sem comida e sem água, visivelmente desnutrida.

“Após receber a informação nós fomos até a casa fazer uma vistoria, tentamos contato com o dono da cachorra, mas não conseguimos. Voltamos outras vezes no local, novamente sem sucesso no contato com o responsável. Dessa forma, iniciamos a busca por um lar temporário para o animal. Durante as visitas também levamos ração e água para a cachorra. Enfim, quando conseguimos uma pessoa para adotá-la, acionamos o apoio da Delegacia local para fazer o resgate”, disse o veterinário do Meio Ambiente, Gustavo Warich. Ainda de acordo com ele, a situação era deplorável, quando a equipe levava comida, o animal devorava o alimento com muita rapidez, como se nunca tivesse sido alimentado.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

O delegado Thiago Wladyka, que acompanhou pessoalmente a operação de resgate, explicou que a DP lavrou um auto de infração ambiental e também irá instaurar o inquérito policial, onde o responsável será intimado a comparecer na Delegacia para prestar depoimento. “A pessoa irá responder pelo crime de maus tratos a animais podendo, ao final do inquérito, ser indiciada. Se isso ocorrer, o inquérito será encaminhado ao Ministério Público“, pontuou. Wladyka também orientou as pessoas a denunciarem, caso presenciem situações de animais sofrendo maus-tratos, entre eles animais silvestres presos em gaiolas, dentro de residências.

Como denunciar

Denúncias de maus tratos contra animais poderão ser feitas na Secretaria do Ambiente pelo fone 3614-7483 ou pessoalmente na sede, que fica no Parque Cachoeira. A Delegacia de Araucária também recebe denúncias, através do fone 3614-6000.

Por Maurenn Bernardo

Fonte: O Popular

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.