Polícia Civil deflagra operação contra caçadores de javalis no interior do RS

Polícia Civil deflagra operação contra caçadores de javalis no interior do RS

Na manhã desta quarta-feira (18/10), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente (DEIC/DEMA), deflagrou operação “Jacaquá” contra delitos cometidos por um grupo de caçadores de javalis, nos municípios de São Francisco de Assis e Santiago, no Rio Grande do Sul.

Até o momento, foi preso um indivíduo, bem como foram cumpridos doze mandados de busca e apreensão nas localidades.

Durante as buscas, foram encontrados diversos cortes ilegais de carnes congelados de javalis, ossadas e cabeça de javali empalhada como adorno de decoração.

Ao longo da investigação, foram apurados os crimes de maus-tratos a cães domésticos, crueldade contra animais silvestres e porte ilegal de arma de fogo.

A ação contou com o efetivo de vinte e um policiais civis, além do apoio de servidores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA).

A responsável pela investigação, Delegada Samieh Saleh, salienta que a maioria dos investigados não possuía autorização para caçar javalis e os que tinham ostentavam autorizações vencidas ou em desacordo com a prática realizada nas caçadas.

Além disso, a caça realizada de forma irregular causa maus tratos aos animais, bem como pode difundir doenças, tendo em vista que não há controle da carne destes animais, os quais são consumidos pelos caçadores ou ainda, comercializadas por eles.

Salienta-se a importância da população auxiliar a polícia, através de canais de denúncias anônimas, delegacia on-line ou até mesmo registrando ocorrência em Delegacias locais.

Fonte: Polícia Civil

Controle populacional de javalis