Polícia Civil descobre CTG no sul de SC usado como abatedouro clandestino de carne de cavalo, gado e mula

Polícia Civil descobre CTG no sul de SC usado como abatedouro clandestino de carne de cavalo, gado e mula
Foto: Divulgação / Polícia Civil

O alvo foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Herança do Velho Pai, que já vinha sendo investigado desde maio deste ano e faz parte da “Operação Hefesto”, no Morro da Fumaça, no sul do Estado.

Os policiais encontraram no local mais de 500 quilos de carne sem procedência. Também havia uma área montada par fazer os sacrifícios ilegais dos animais. Os suspeitos compravam desde animais furtados por ladrões, a gados, cavalos e mulas machucados, velhos ou acidentados.

Além dos funcionários do local, como o açougueiro, era um negócio de família. O pai, dono do CTG, e os dois filhos, participavam venda ilegal. Depois de abater os animais, eles tiravam a carne, moíam e vendiam como própria para consumo.

De acordo com o delegado do caso, Ulisses Gabriel, essas práticas criminosas de abate são comuns no Morro da Fumaça, mas que o furto de animais é um crime difícil de apurar e de solucionar.

No CTG Herança do Velho Pai, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão. Agora, o próximo passo das investigações é identificar o destino das mercadorias, quem sãos as pessoas que compravam a carne.

Fonte: Rádio Clube Blumenau


Nota do Olhar Animal: Os CTGs são conhecidos por promoverem provas envolvendo cavalos e bois (como rodeios) e, não bastassem os maus-tratos infligidos aos animais nessas ocasiões, agora esta descoberta. Não surpreende que animais tratados como objetos para o entretenimento de pessoas também o sejam para consumo. Lamentavelmente, em casos assim as pessoas (inclusive autoridades) estão mais preocupadas com os aspecto sanitários do que com os maus-tratos aos animais, menos ainda se importam com suas vidas.

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.