Polícia Civil faz operação contra rinha de galo em Itumbiara, GO

Polícia Civil faz operação contra rinha de galo em Itumbiara, GO
Operação autua suspeito de promover rinha de galos em Itumbiara (Foto: Divulgação – PC)

A Polícia Civil autuou um homem suspeito de promover rinha de galos, na cidade de Itumbiara, no sul de Goiás. A ação policial aconteceu nesta terça-feira (9), no bairro Ulysses Guimarães, após uma denúncia anônima.

De acordo com as investigações, a equipe da 1ª Delegacia Distrital de Polícia de Itumbiara saiu às ruas assim que recebeu a denúncia. Ao averiguar o imóvel, os agentes civis encontraram 10 galos da raça conhecida como “índio combatente”. Os animais eram treinados pelo suspeito para brigar nas rinhas.

Porém, segundo os agentes, além dos animais, também foram encontrados e apreendidos apetrechos para treinar os galos, como biqueiras, embolas e capas.

A ação contou com o apoio de um médico veterinário do Centro de Zoonoses de Itumbiara, de fiscais da Agência Municipal de Meio Ambiente de Itumbiara (Ammai) e de peritos do Instituto de Criminalística.

Além dos animais, também foram encontrados e apreendidos apetrechos para treinar os galos, como biqueiras, embolas e capas. (Foto: Divulgação – PC)
Além dos animais, também foram encontrados e apreendidos apetrechos para treinar os galos, como biqueiras, embolas e capas. (Foto: Divulgação – PC)

O responsável pelos animais e pelo local foi conduzido até a delegacia, oportunidade em que foi lavrado contra ele um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de maus-tratos.

Cabe destacar que manter rinha de galos é proibido no País pela Lei 9.605, conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. No Artigo 32, a legislação aborda a prática de “ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.

Ao Mais Goiás, o delegado Irineu Pesarini Júnior, responsável pelo caso, informou que os galos resgatados não apresentavam ferimentos, mas mesmo assim, o crime foi evidenciado no local. Todos ficaram aos cuidados da Amma de Itumbiara.

“A Amma de Itumbiara que ficou responsável de dar a devida destinação aos animais, os galos não estava machucados no momento, mas ficou provado que ali o proprietário treinava os animais para vendê-los posteriormente para serem utilizados nas rinhas. No local foram encontrados apetrechos para os galos brigarem, além da rinha”, disse o delegado.

Por Larissa Feitosa

Fonte: Mais Goiás

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.