Polícia Civil fecha canil clandestino em Vera Cruz, RS; FOTOS

Polícia Civil fecha canil clandestino em Vera Cruz, RS; FOTOS

Um mandado de busca e apreensão, expedido pelo Poder Judiciário, foi cumprido pela Polícia Civil às 10 horas desta quarta-feira, 7, em uma propriedade à margem da ERS-412, na área urbana de Vera Cruz. O local funcionava como canil clandestino. Trinta e três cães estavam em situação de maus-tratos. Dezessete foram apreendidos.

“Conseguimos abrigar a maioria dos cães de porte pequeno e médio, que eram menos agressivos. Os encaminhamos a uma clínica de Vera Cruz onde serão tratados e castrados. O restante também será encaminhado tão logo for possível”, afirmou o delegado Paulo César Schirrmann, que coordenou a diligência.

O local foi identificado pelos investigadores a partir de denúncias e não possuía alvará de funcionamento da Prefeitura. “Ali eram realizadas matrizes de reprodução e a comercialização de cães de diversas raças como pit bull, rottweiler, shih-tzu, american bully, bulldog francês, bulldog inglês, bull terrier, dentre outros. O ponto estava em péssimas condições de higiene”, disse o delegado.

Schirrmann lembrou ainda a alteração do crime de maus-tratos a animais, que deixou de ser de menor potencial ofensivo, passando a virar um processo penal, com inquérito e que pode dar prisão. “Pedimos às pessoas que compram animais de canis, que verifiquem a procedência, analisem as condições, e se não forem corretas, denunciem à polícia.” Um casal, que se apresentou no local como dono da propriedade, irá prestar depoimento acompanhado de um advogado ainda na tarde desta quarta-feira, 7, na Delegacia de Polícia de Vera Cruz.

Por Cristiano Silva

Fonte: GAZ

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.