Polícia Civil investiga tutora por maus-tratos a cachorro no interior de SP

Polícia Civil investiga tutora por maus-tratos a cachorro no interior de SP
Cão foi encontrado com sinai de maus tratos em Itapaetininga (SP) — Foto: Uipa/Divulgação

Uma moradora de Itapetininga, de 59 anos, é investigada por maus-tratos a um cachorro, que estava sob seus cuidados há mais de um ano. O animal foi resgatado com ferimentos e infecções na pele.

Conforme o boletim de ocorrência, os abusos foram identificados por funcionários de um pet shop, no dia 4 de fevereiro. Na ocasião, a tutora levou o cão para a tosa, alegando tê-lo resgatado de uma pessoa em situação de rua.

Na quarta-feira (8), quatro dias após passar por atendimento no pet shop, o cachorro foi resgatado da rua, vestido com coleira e guia, e levado para a União Internacional Protetora dos Animais (Uipa).

O animal, de aproximadamente 10 anos, passou por atendimento veterinário na instituição. Um laudo apontou que o cão estava com a arcada dentária em estado de putrefação, dermatite, seborreia seca, além de carrapatos pelo corpo.

Após a Uipa publicar nas redes sociais o encontro do cão, uma mulher entrou em contato com a ONG alegando ser a tutora do animal há um ano e meio e, ainda, que iria buscá-lo para doá-lo a um cuidador em Itapeva (SP). Ela também informou que havia levado o cachorro para ser tosado.

A presidente da Uipa, Fernanda Nery, foi até o pet shop onde o animal foi atendido. No estabelecimento, ela foi informada que o cachorro chegou já debilitado e com ferimentos, mas que a suspeita afirmou tê-lo resgatado da rua.

A responsável pela ONG suspeitou das informações da tutora e registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Itapetininga.

O cachorro agora está sob os cuidados de um voluntário da Uipa e deve passar por tratamento de remoção de tártaro.

Devido ao alto custo dos procedimentos, a Uipa está arrecadando doações de rações úmidas para o Bart, como foi chamado o cão. Os itens podem ser doados através do telefone (15) 998526513.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.