Polícia Civil prende homem com emas, araras e outros pássaros silvestres em Fortaleza, CE

Em uma ação de combate ao tráfico de animais silvestres, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu nesta quinta-feira, 4, mandados de busca e apreensão que resultou na captura de 19 pássaros da fauna brasileira que estavam em dois imóveis situados no bairro Messejana, em Fortaleza. Além dos pássaros, três carros foram apreendidos.
Entre os pássaros apreendidos pelos policiais civis da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), estavam duas Marrecas de Coleira, seis Marrecas Viuvinhas Irerê, um papagaio, duas araras-vermelhas, duas primaveras e seis emas, que eram mantidas em cativeiro ilegalmente.
A ação teve apoio de equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Na ocasião, ainda no local, um mandado de prisão temporária por crime ambiental também foi cumprido em desfavor de um homem de 45 anos. Ele já possuía várias passagens por crime ambiental, posse irregular de arma de fogo e estelionato, estando agora à disposição da Justiça, sendo conduzido à DPMA. Os animais silvestres foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Ibama onde ficarão em quarentena para os biólogos poderem analisar e só assim serem devolvidos à natureza.
RESGATE DE ANIMAIS
Entre janeiro e abril deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou 3.875 animais silvestres, um aumento de 13% em resgate de animais no Estado, quando se comparado ao mesmo período de 2022, quando 3.421 animais foram resgatados. Nos quatro primeiros meses do ano, cobras, felinos e cães foram alguns dos animais que receberam atendimento da corporação.
O caso mais recente, conforme o CBMCE, aconteceu nesta quinta-feira, 4, quando ocorreu o resgate de uma arara azul na cidade de Itapipoca, no Litoral Oeste do Ceará. Após o salvamento, o animal foi encaminhado para o atendimento especializado. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 4, pelo Governo do Ceará e CBMCE.
DENÚNCIAS
A população pode fazer denúncias por meio do telefone (85) 3247 – 2630, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) ou encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), além do WhatsApp do órgão (85) 3101-0181, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem de texto, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e anonimato são garantidos.
Já para solicitar a presença de uma guarnição do CBMCE, basta ligar 193, que funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.
Por Anderson Alves
Fonte: Opinião