Polícia doa medicamento veterinário apreendido a ações de castração animal em Porto Alegre, RS

Polícia doa medicamento veterinário apreendido a ações de castração animal em Porto Alegre, RS
Foto: PCRS/Divulgação

A 4ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN) da Polícia Civil confirmou à Rádio Guaíba que doou 48 frascos apreendidos de Cetamin, um medicamento veterinário utilizado para induzir e manter a anestesia em animais, à Prefeitura de Porto Alegre. Conforme a delegada Ana Flávia Leite, titular da 4ª DIN, a matéria-prima para o entorpecente conhecido como Keta havia sido apreendido no dia 10 de maio.

Após representação junto ao Poder Judiciário, os frascos foram entregues ao Gabinete da Causa Animal para serem utilizados no projeto de controle populacional de cães e gatos na capital. Conforme a veterinária responsável, um frasco de 50 ml de Cetamin ajuda a castrar uma média de 30 a 40 animais de pequeno porte. A partir da doação do material, estima-se que possam ser realizadas aproximadamente 1,7 mil castrações.

O projeto é realizado através de castração in loco de animais em comunidades em situação de vulnerabilidade social e financeira. A ação é desenvolvida em conjunto com as subprefeituras da capital, sendo uma ação das políticas públicas oferecidas através do Castramóvel Clinicão (clínica credenciada) e também com a unidade móvel própria do Gabinete da Causa Animal.

A delegada Ana Flávia ressalta a relevância da decisão judicial, que propiciou à Polícia Civil fazer a doação de anestésicos avaliados em cerca de R$ 24 mil, retirados do tráfico de drogas.

Por Arthur Stoffel

Fonte: Guaíba