Polícia encontra cachorros maltratados e filhotes mortos em casa no DF

Polícia encontra cachorros maltratados e filhotes mortos em casa no DF
PM Ambiental chegou ao local após uma denúncia anônima de que haviam animais em condições degradantes - Imagem cedida ao Metrópoles

A Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal resgatou nove cachorros que sofriam maus-tratos e estavam em condições insalubres em uma casa na QR 208, em Santa Maria. Os policiais também encontraram cinco filhotes no local. A corporação chegou até a residência após uma denúncia anônima neste sábado (16/2) de que haviam animais em condições degradantes no endereço.

Polícia Militar chegou ao endereço por meio de denúncia anônima. - Imagem cedida ao Metrópoles
Polícia Militar chegou ao endereço por meio de denúncia anônima. – Imagem cedida ao Metrópoles

O proprietário do imóvel e responsável pelos animais assinou um termo circunstanciado de ocorrência, comprometendo-se a comparecer em juízo. Assim que os animais foram apreendidos, a PM entrou em contato com o Projeto de Adoção São Francisco, Organização Não Governamental (ONG) que acolhe cães vítimas de exploração e maus-tratos. Os bichos foram encaminhados para exames em uma clínica veterinária, que constataram anemia, subpeso, desnutrição, parasitas e conjuntivite.

Cadela parida ainda está amamentando os filhotes. - Imagem cedida ao Metrópoles
Cadela parida ainda está amamentando os filhotes. – Imagem cedida ao Metrópoles

Dos nove cachorros resgatados, oito eram da raça shitzu e uma chow-chow. Entre os caninos, havia apenas um macho. Há suspeita de que o local fosse usado para abrigar uma “fábrica de filhotes”. Os cinco cachorrinhos mortos também eram shitzu.

PM encaminhou os cachorros para o projeto São Francisco, que atende animais resgatados. - Imagem cedida ao Metrópoles
PM encaminhou os cachorros para o projeto São Francisco, que atende animais resgatados. – Imagem cedida ao Metrópoles

Segundo a PM, não havia água nem comida para os bichos e o local estava cheio de dejetos. Questionado sobre a situação do local, o dono disse que estaria de mudança para o Novo Gama, por isso, não estava cuidando dos animais. Segundo ele, o novo endereço não teria espaço suficiente para acomodá-los.

Animais estavam com conjuntivite. - Imagem cedida ao Metrópoles
Animais estavam com conjuntivite. – Imagem cedida ao Metrópoles

Maus-tratos

Nas fotos feitas pela PM no local, é possível ver o chão da residência coberto de fezes. As imagens também mostram que os cachorros apresentam falhas nos pelos e feridas na pele.

Cadela da raça chow-chow estava com feridas na pele. - Imagem cedida ao Metrópoles
Cadela da raça chow-chow estava com feridas na pele. – Imagem cedida ao Metrópoles

A advogada de defesa de direitos dos animais Ana Paula Vasconcelos, do Projeto de Adoção São Francisco, disse ao Metrópoles que os animais viviam em condições insalubres, em um ambiente inabitável. “Estavam sem água e sem comida, uma das cadelas está com quatro filhotes, outros cinco foram encontrados mortos. A Polícia Ambiental nos avisou e nós os levamos para exames. Todos eles estavam com a saúde debilitada e com parasitas devido à higiene precária do local”, contou a advogada.

Maioria dos animais apreendidos é da raça shitzu. - Imagem cedida ao Metrópoles
Maioria dos animais apreendidos é da raça shitzu. – Imagem cedida ao Metrópoles
Animais eram usados como fábrica de filhotes. - Imagem cedida ao Metrópoles
Animais eram usados como fábrica de filhotes. – Imagem cedida ao Metrópoles

Por Fernando Caixeta e Carlos Carone

Fonte: Metrópoles

Você faz questão de um cão de raça? Pense duas vezes…

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.