Polícia faz ação no zoológico do Rio após denúncias de maus-tratos de animais

Polícia faz ação no zoológico do Rio após denúncias de maus-tratos de animais

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) deu início a uma operação nesta quarta-feira (14) no Zoológico do Rio, um dia após uma vistoria de membros da CPI da Câmara de Vereadores do Rio, que foram apurar denúncias de maus-tratos aos animais.

Vídeo: Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente vai no zoológico após denúncias de maus-tratos. 

transformação do Zoológico do Rio de Janeiro em um bioparque está atrasada. Os animais vivem em um canteiro de obras no meio de tapumes, serras elétricas e máquinas.

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara de Vereadores apura irregularidades nas obras, como o desconforto nos bichos e desaparecimento de espécies.

Apenas 30% da reforma foram concluídos, incluindo o viveiro das aves, que representa uma das características do bioparque: mais espaço e liberdade para os animais.

Vídeo: Pandemia atrasa ainda mais as obras da reforma do Zoológico do Rio.

A obra tinha previsão de término para junho deste ano, mas atrasou por causa da pandemia do novo coronavírus, segundo o Grupo Cataratas, que tem a concessão da Rio Zoo. A nova previsão é que o local seja aberto ao público no primeiro semestre de 2021.

As mudanças no espaço, iniciadas em dezembro de 2018, provocaram barulho e os bichos tiveram que conviver a poeira.

As jaulas de animais como leão e tigre estão perto da rua onde passam os tratores, que trabalham cerca de 8 horas por dia. Especialistas ficaram preocupados devido ao estresse que o ruído pode causar aos animais. O elefante também passou a conviver com o barulho das máquinas.

Em nota, a Fundação Riozoo afirmou que não há indício de problemas de saúde ou de estresse entre os animais. e que o comportamento dos bichos é monitorado o tempo todo.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.