Polícia faz perícia para identificar se incêndio que ameaça ONG de proteção a primatas é criminoso

Polícia faz perícia para identificar se incêndio que ameaça ONG de proteção a primatas é criminoso
Queimada se aproxima de área de ONG que cuida de primatas em Itu (SP) — Foto: Reprodução/TV TEM

A Polícia Ambiental realizou nesta quarta-feira (30), uma perícia para identificar se a queimada que ameaça uma ONG de proteção a primatas em Itu (SP) é criminosa.

As chamas começaram no último domingo (27) e, até esta quarta-feira, voluntários e bombeiros trabalhavam para impedir que o fogo chegue até os animais.

Segundo o Corpo de bombeiros, o incêndio já foi controlado, mas ainda há alguns focos de incêndio.

Local em Itu (SP) abriga mais de 250 macacos. — Foto: Reprodução/TV TEM

O local, que tem 20 mil metros quadrados e abriga mais de 250 primatas, fica próximo a uma área de mata.

Desde o início do fogo, os mais de 30 voluntários do Projeto Mucky pediram ajuda nas redes sociais por meio de doações de equipamentos de segurança e água. Eles trabalharam dia e noite para tentar impedir que o fogo ultrapasse o alambrado e chegue até a área onde ficam os animais.
 
Vídeo: Incêndio próximo a projeto que cuida de primatas em Itu é controlado.

Como o local é de difícil acesso por ser uma mata fechada, o Corpo de Bombeiros não consegue acessar com os caminhões.

Por conta disso, o trabalho é feito manualmente pelas equipes e pelos voluntários com baldes de água, mangueiras e motosserras para retirar a folhagem seca e evitar que as chamas se espalhem.

View this post on Instagram

São quase 48h de fogo ininterruptos em Itú, interior de São Paulo. Nos ajude nessa missão para que não chegue nos viveiros. Muitos macacos já foram evacuados, mas tão logo não haverá mais espaço para recuar. 🐵 Nós precisamos de: Voluntários com maquinário (roçadeira, enxada, foice, facão) para fazer aceiro, bomba costal para água, com moto serra, machado, facão, serrote para galhos e foice. 🐵 Doe visibilidade 🐵 Contribua com o quanto puder: Associação Mucky de Proteção aos Primatas CNPJ: 01.943.493/0001-66 Banco Itaú:  Ag. 0796 / C.C. 60400-7 Banco Bradesco: Ag. 0627 / C.C. 57633-6 PayPal e PagSeguro, acesse: www.projetomucky.org.br/doacao 🎥 @maysasantoro ————————————————————— There are almost 48 hours of uninterrupted fire in Itú, interior of São Paulo. Help us on this mission so it don't get to the enclosures. Many monkeys have already been evacuated, but soon there will be no more space to retreat. 🐵 Donate visibility 🐵 Contribute as much as you can: Mucky Primate Protection Association CNPJ: 01.943.493 / 0001-66 Banco Itaú: Ag. 0796 / C.C. 60400-7 Banco Bradesco: Ag. 0627 / C.C. 57633-6 PayPal and PagSeguro, visit: www.projetomucky.org.br/doacao 🎥 @maysasantoro #ProjetoMucky #Fogo #SOS #macaco

A post shared by Projeto Mucky 🐒 (@projetomucky) on

A instituição atua há 35 anos no acolhimento e na reabilitação de primatas vítimas de maus-tratos e tráfico de animais. A maioria deles possui algum tipo de deficiência física ou neurológica e, por isso, não pode ser solta na natureza novamente.

Pelo menos 40 macacos foram retirados dos viveiros e levados para um local mais seguro, protegido do fogo e também da fumaça. Mas, de acordo com a ONG, não há espaço para abrigar todos.
 
Vídeo: Focos de incêndio ameaçam área de ONG que cuida de macacos, em Itu.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.