Polícia indicia 8 suspeitos de organizar farra do boi em SC

Polícia indicia 8 suspeitos de organizar farra do boi em SC
Boi perseguido por farristas invade pousada e cai em piscina em Bombinhas — Foto: Reprodução/GOR

A Polícia Civil indiciou oito suspeitos de fazerem parte de uma organização criminosa que promovia farra do boi no Litoral Norte de Santa Catarina. De acordo com o delegado Ricardo Melo, eles vão responder por maus-tratos e associação criminosa. A informação foi divulgada na sexta-feira (2).

Segundo as investigações, os homens são responsáveis por promover os eventos irregulares na região ainda no ano de 2020. Em uma nova investigação, os agentes também buscam descobrir se o grupo participou da ação em Imbituba no sábado (27), onde um boi chegou a cair na piscina de uma pousada quando tentava fugir do local.

VÍDEO: Oito são indiciados suspeitos de promover farra do boi

O inquérito policial foi entregue na quinta (1º). O grupo é apontado pela polícia como responsável por práticas de farra do boi em Bombinhas, Porto Belo, Tijucas e Governador Celso Ramos desde 2020.

A investigação identificou em Tijucas o responsável por fornecer os animais, em São José, o responsável pelo transporte deles e em Bombinhas, um organizador da farra. Outras pessoas envolvidas também foram identificadas. Elas financiavam ou participavam do crime.

O inquérito foi entregue para o Ministério Público de Santa Catarina. “Foram apreendidos caminhões, utilizados para o transporte, e também foram resgatados diversos animais. Inclusive foram identificados nove animais que estão diretamente ligados a essa associação criminosa ou que tenham participado da farra do boi diretamente na cidade de Bombinhas”, afirmou o delegado.

Animal na piscina

De acordo com o Grupo de Operações e Resgate (GOR), que atuou na ocorrência de 27 de março, cerca de 50 pessoas corriam atrás do boi. Na fuga, o animal danificou carros e casas, incluindo um veículo da Polícia Militar e do próprio GOR.

Cansado e assustado, o boi foi capturado e sacrificado.

Crime

A farra do boi é considerada crime, de acordo com o artigo 32 da Lei n. 9.605/1998, conforme acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF). A pena para quem comete é de três meses a um ano de detenção, com aumento de um terço da pena em caso de morte do animal.

“A Polícia Civil alerta que essa prática não é uma tradição cultural, ela constitui crime, constitui uma infração administrativa cuja pena vai até R$ 10 mil. E também, no caso de reiteração, a gente alerta que será representado pela prisão preventiva de eventuais envolvidos”, explicou o delegado.

Por Caroline Borges, NSC TV e G1 SC

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.