Polícia investiga morte de cadela em Mogi das Cruzes (SP); relatório veterinário indica suspeita de envenenamento por chumbinho

Polícia investiga morte de cadela em Mogi das Cruzes (SP); relatório veterinário indica suspeita de envenenamento por chumbinho
Cadela, nomeada como "Nega", morre por suspeita de envenenamento no distrito de Biritiba Ussu, em Mogi — Foto: Sergio Lopes/Arquivo Pessoal

A polícia de Mogi das Cruzes investiga a morte de uma cadela no distrito de Biritiba Ussu. Um relatório veterinário aponta suspeita de envenenamento por chumbinho. Segundo o dono, outro cão também morreu no último domingo (4) e a suspeita é que a mesma pessoa tenha provocado o envenenamento nos dois casos.

O produtor rural Sérgio Lopes, tutor da vira-lata “Nega”, diz que mora em uma região de sítios e, como todos se conhecem, ele não se preocupava em deixar a cadela solta. O produtor afirma que estava com suas filhas em uma festa de aniversário no sítio vizinho e viu o momento em que um homem, que não é morador do local, deu um pedaço de pão para Nega. Ele diz que não fez nada porque estava perto das filhas e elas ficariam assustadas.

O dono afirma que, na hora do acontecimento, viu que a vira-lata estava começando a passar mal e ligou para a casa de sua mãe. A irmã de Sérgio, Denise Lopes, correu atrás do suspeito e, ao questionar o que ele tinha dado para o animal, o homem alegou não ter oferecido nada.

Sérgio levou a cadela até uma clínica veterinária. A equipe a examinou e aplicou medicamentos, mas a cadela morreu durante o atendimento, cerca de duas horas depois.

Segundo o relatório veterinário, o animal chegou na clínica convulsionando, com tremores, hipertermia e hiperglicemia, e morreu após uma parada cardiorrespiratória. O documento ainda relata a suspeita de envenenamento por chumbinho.

Relatório médico relata a suspeita de envenenamento por chumbinho — Foto: Sergio Lopes/Arquivo Pessoal
Relatório médico relata a suspeita de envenenamento por chumbinho — Foto: Sergio Lopes/Arquivo Pessoal

Sérgio conta ainda que, momentos antes da cadela começar a passar mal, a vizinha Benedita Jacinto o alertou sobre um homem que estaria dando alimentos envenenados para cães do bairro e, inclusive, o pet dela tinha morrido no domingo mais cedo por conta de intoxicação.

Em entrevista ao g1, a doméstica Benedita, dona do vira-lata “Chicó”, disse que o genro afirmou ter visto o cão na rua, caído no chão, parecendo estar morto. Ao chegar perto do cachorro, ela viu que o animal estava com muita espuma na boca. Benedita tentou socorrer mas, logo depois, o cachorro morreu. A doméstica não registrou boletim de ocorrência.

Os moradores do local afirmam que as câmeras de segurança de um dos sítios gravou as duas situações. Sérgio procurou o 2º Distrito Policial de Mogi e registrou um boletim de ocorrência por “ato de abuso a animais”. A Polícia afirma que irá até o local verificar as imagens.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informa que o caso é investigado pela Delegacia de Investigações de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (DICMA) de Mogi das Cruzes.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.