Polícia investiga pastor que aparece em vídeo dizendo ter envenenado cachorro no interior de SP

Polícia investiga pastor que aparece em vídeo dizendo ter envenenado cachorro no interior de SP
Moradores suspeitam que pastor colocou veneno em comida de cachorro que morreu em São Miguel Arcanjo — Foto: Reprodução/TV TEM

A Polícia Civil está investigando o pastor aposentado Eduardo Tirling, suspeito de ter envenenado um cachorro vira-lata, de 9 anos, no bairro Gramadão, em São Miguel Arcanjo (SP). O animal foi encontrado pelo tutor com sinais de envenenamento no dia 27 de dezembro.

O tutor do cão, Arnaldo Miguel Soares, afirma que suspeita que o animal morreu após comer pão e leite dados pelo pastor. Eduardo nega o crime, mas aparece em um vídeo dizendo que envenenou o animal.

De acordo com o delegado Rafael Witzel, um boletim de ocorrência foi registrado pelo artigo 29, que trata sobre o crime de matar, perseguir e caçar animais.

“O dono veio até a delegacia, registrou boletim e ainda trouxe uma mídia que contém o vídeo. Solicitamos o laudo do veterinário que aponta a causa da morte por envenenamento e, então, após termos esse laudo daremos prosseguimento com o caso”, afirma.

Cachorro morre com sinais de envenenamento em bairro de São Miguel Arcanjo — Foto: Arquivo Pessoal
Cachorro morre com sinais de envenenamento em bairro de São Miguel Arcanjo — Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o delegado, após o laudo, o pastor e o dono do animal serão ouvidos. “Iremos ouvir as partes e, após encerrar, encaminharemos para o Juizado Especial Criminal, Jecrim”, afirma.

Ainda de acordo com o delegado, se condenado, a pena para o crime varia de seis meses a um ano, além de multa.

Vídeo

VÍDEO: Cachorro é encontrado morto com sinais de envenenamento em bairro de São Miguel Arcanjo

Um vídeo enviado para a reportagem da TV TEM e ao G1 mostra o momento em que o pastor aposentado Eduardo Tirling diz ter envenenado um cachorro.

Nas imagens é possível ver o pastor com um pote nas mãos entrando na sua casa. Ao fechar o portão, um morador o aborda e questiona sobre o que tinha no pote. (Veja acima)

“O que tem nisso aí? Não tem veneno não, né? Pelo amor de Deus, não vá fazer uma besteira dessas”, afirma o morador que começa a gravar o suspeito.

No vídeo ainda é possível ver que dois rapazes se aproximam do homem, que está trancando o portão, questionando sobre o que havia na comida.

“Se o próprio policial diz que não pode deixar o portão sem cadear, eu vou cadear e o que vem na frente vou limpar”, diz o pastor.

Os moradores perguntam, então, se ele colocou veneno na comida que deu ao animal. O pastor acena com a cabeça em sinal de confirmação. “Mas você colocou veneno, não colocou?”, perguntam os rapazes.

Pastor é acusado por moradores de colocar veneno em comida para cachorro em São Miguel Arcanjo — Foto: Reprodução/TV TEM
Pastor é acusado por moradores de colocar veneno em comida para cachorro em São Miguel Arcanjo — Foto: Reprodução/TV TEM

O suspeito então afirma que “exterminar essas pragas aí. Não cuidam para nada. Ele fica correndo na rua, me incomodando.”

“Não, o cachorro não fez nada pastor, coitado do cachorro. Judiação pastor”, afirmam os rapazes.

Em outro vídeo, a cachorro aparece se debatendo. O dono afirma que foi avisado da situação. O cachorro chegou a ser levado para o veterinário, mas o local estava fechado.

“Estava fechado o veterinário, então eu comprei um remédio. Na hora até pensei que ele ia voltar. Jogaram o veneno fora, daí de noite ele morreu. Tive que enterrar ele. Ele está desde pequenininho comigo, largaram e peguei ele. Era muito esperto, todo mundo conhecia ele”, diz.

VÍDEO: Em vídeo, pastor diz ter envenenado cachorro em São Miguel Arcanjo

Em entrevista para a TV TEM, o pastor afirma que jamais faria isso porque teve cachorros de estimação.

“Falei sem pensar, eu disse porque dá vontade, mas fazer é outra coisa. Eu coloquei a comida que sobrou. Jamais vou fazer isso. O resto de comida está aí. Levem para o veterinário para ver se tem veneno. Eu não coloquei veneno coisa nenhuma, podem ver em casa se tenho veneno. Tem que trazer essa pessoa para dizer na minha frente e provar”, diz.

“Se fosse isso eu não teria cachorro. Quem foi que contou, tem que provar isso aí, não é só vídeo. Eu posso fazer muita coisa dentro do celular você emenda coisa com coisa”, ressalta.

Ainda de acordo com o pastor, ele está tranquilo sobre o que ocorreu.

“Estou muito tranquilo, a comida que coloquei está aí. Podem fazer exame para ver. Isso me revolta, por isso vão para a cadeia e mata alguém, por algo assim, isso me revolta por dentro. Toda a vida eu cuidei de cachorro, eu trato eles aqui, sobra comida coloco aqui”, alega.

Cachorro foi visto com suspeito em bairro de São Miguel Arcanjo antes de morrer — Foto: Reprodução/TV TEM
Cachorro foi visto com suspeito em bairro de São Miguel Arcanjo antes de morrer — Foto: Reprodução/TV TEM

Por Paola Patriarca, G1 Itapetininga e Região

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.