Polícia localiza cão abandonado em avenida de Belém; envolvidos no caso prestam depoimento

Polícia localiza cão abandonado em avenida de Belém; envolvidos no caso prestam depoimento
Cachorro é abandonado no meio da av. Centenário, em Belém. — Foto: Reprodução

A Polícia Civil informou que localizou o cachorro que foi abandonado no meio da avenida Centenário, em Belém, na manhã deste domingo (20). Segundo a Polícia, o animal foi devolvido ao tutor e “está recebendo todos os cuidados”.

O abandono foi registrado em vídeo (veja abaixo). Na imagem é possível ver o cachorro com as patas próximas a janela de um carro prata. Ao perceber que o veículo começa a ir embora, o animal começa a correr.

O carro pertence a um motorista de aplicativo. Ele e a passageira foram localizados e encaminhados para a delegacia, onde prestam depoimento.

Segundo a Polícia, o animal será submetido a exames para investigar devidamente a ação do tutor. Um inquérito foi instaurado para apurar o caso.

De acordo com a Lei 9.605, art. 32, “todo aquele que praticar o ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos poderá sofrer detenção de três meses a um ano, e multa”.

Quando se tratar de cão ou gato, a pena para as condutas será de reclusão, de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. (Incluído pela Lei nº 14.064, de 2020). A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.