Polícia Militar detém casal suspeito de caçar 22 tartarugas no Rio Araguaia, em Goiás

Polícia Militar detém casal suspeito de caçar 22 tartarugas no Rio Araguaia, em Goiás
Tartarugas recuperadas pela Polícia Militar em São Miguel do Araguaia — Foto: Reprodução/PM

O Batalhão Ambiental da Polícia Militar recuperou 22 tartarugas que foram caçadas em São Miguel do Araguaia, no norte de Goiás, na quarta-feira (6). Segundo a corporação, um casal foi detido suspeito de cometer o crime ambiental por retirar os animais do Rio Araguaia.

VÍDEO: Polícia flagra barco com 22 tartarugas no Rio Araguaia, em Goiás

Como o nome dos investigados não foi informado, a reportagem não conseguiu localizá-los para que se pronunciassem sobre o caso.

Levados à Polícia Civil, os detidos assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por caça ilegal e foram liberados, porque o caso é considerado de “menor potencial ofensivo”, segundo o delegado Rafhael Neris Barboza, que atendeu o caso. Eles são obrigados a comparecer a uma audiência agendada na Justiça, quando deve ser definida a pena, que vai até dois anos de prisão.

Com os investigados, foram apreendidos materiais usados na captura de tartarugas: dois sacos plásticos, duas redes de pesca com 40 metros de comprimento e 50 boias de isopor.

Tartarugas recuperadas pela Polícia Militar em São Miguel do Araguaia — Foto: Reprodução/PM

De acordo com o delegado, as tartarugas foram deixadas aos cuidados do Instituto Chico Mendes de Preservação da Biodiversidade (ICMBio).

Consultado pelo G1, o biólogo Edson Abrão afirmou que, nas imagens, é possível identificar duas espécies: tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa) e tracajá (Podocnemis unifilis).

A primeira, segundo ele, corre o risco de entrar em extinção justamente por ser frequentemente vítima de caças.

Por Vanessa Martins, G1 GO

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.