Polícia Militar resgata mais de 30 gatos em condições insalubres em Itajaí, SC

Mais de 30 gatos foram resgatados em um apartamento no bairro São João em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina. A Polícia Militar prestou apoio a diretoria de defesa animal do Inis (Instituto Itajaí Sustentável) na tarde desta quarta-feira (12).
De acordo com relato do Inis, 33 gatos viviam em condições insalubres em um pequeno apartamento na rua José de Feitas. A denúncia foi feita diretamente a Polícia Militar, de acordo com informações repassadas pelos vizinhos, a proprietária do imóvel tem um filho usuário de drogas que estava quebrando os móveis dentro do apartamento.
Ao chegar no local, os policiais se depararam com os 33 gatos e solicitaram apoio para realizar o resgate. Os animais viviam em situação insalubre e sem alimentação suficiente e adequada – já que 15 eram filhotes. A situação também se enquadra como maus tratos, pois o apartamento é pequeno, não apresentava condições estruturais e de higiene adequadas para abrigar os animais.
“Ao chegarmos no apartamento, constatamos o mau cheiro causado pelo número excessivo de animais e além disso, verificamos que os animais não foram castrados, por isso, houve a procriação desmedida, que começou com um casal de gatos há um ano e agora resultou em 33 animais”, informou Andreia Paula Resch, diretora de Defesa e Proteção dos Direitos dos Animais do Inis.
Feira de adoção
Os 33 gatos foram resgatados e já estão acolhidos na Uapa (Unidade de Acolhimento Provisório de Animais), todos serão vacinados, castrados e no próximo domingo (16), estarão disponíveis para adoção na feira de animais, que será realizada no local, das 13h às 17h.
“Situações como essa de hoje nos entristecem, porque toda a semana temos casos de irresponsabilidade com os animais. A Uapa está super lotada devido a falta de comprometimento de tutores que não fazem o mínimo, que é castrar o animal para evitar a procriação desenfreada. O Inis tem mutirão de castração, basta fazer o cadastro e levar o animal para o procedimento”, desabafa Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do Inis.
A feira de adoção de animais é realizada no primeiro e terceiro domingo do mês, na sede da Uapa, que fica na rua Manuel Bernardes, s/n, no bairro Itaipava. Mais informações pelo telefone (47) 98857-2144. As ações são promovidas pelo Inis para sensibilizar a comunidade a adotar os animais que vivem abrigados no espaço.
Fonte: Araguaia FM