Polícia Militar resgata mais de 30 gatos em condições insalubres em Itajaí, SC

Polícia Militar resgata mais de 30 gatos em condições insalubres em Itajaí, SC
Foto: INIS/Reprodução

Mais de 30 gatos foram resgatados em um apartamento no bairro São João em Itajaí, litoral norte de Santa Catarina. A Polícia Militar prestou apoio a diretoria de defesa animal do Inis (Instituto Itajaí Sustentável) na tarde desta quarta-feira (12).

De acordo com relato do Inis, 33 gatos viviam em condições insalubres em um pequeno apartamento na rua José de Feitas. A denúncia foi feita diretamente a Polícia Militar, de acordo com informações repassadas pelos vizinhos, a proprietária do imóvel tem um filho usuário de drogas que estava quebrando os móveis dentro do apartamento.

Ao chegar no local, os policiais se depararam com os 33 gatos e solicitaram apoio para realizar o resgate. Os animais viviam em situação insalubre e sem alimentação suficiente e adequada – já que 15 eram filhotes. A situação também se enquadra como maus tratos, pois o apartamento é pequeno, não apresentava condições estruturais e de higiene adequadas para abrigar os animais.

“Ao chegarmos no apartamento, constatamos o mau cheiro causado pelo número excessivo de animais e além disso, verificamos que os animais não foram castrados, por isso, houve a procriação desmedida, que começou com um casal de gatos há um ano e agora resultou em 33 animais”, informou Andreia Paula Resch, diretora de Defesa e Proteção dos Direitos dos Animais do Inis.

Feira de adoção

Os 33 gatos foram resgatados e já estão acolhidos na Uapa (Unidade de Acolhimento Provisório de Animais), todos serão vacinados, castrados e no próximo domingo (16), estarão disponíveis para adoção na feira de animais, que será realizada no local, das 13h às 17h.

“Situações como essa de hoje nos entristecem, porque toda a semana temos casos de irresponsabilidade com os animais. A Uapa está super lotada devido a falta de comprometimento de tutores que não fazem o mínimo, que é castrar o animal para evitar a procriação desenfreada. O Inis tem mutirão de castração, basta fazer o cadastro e levar o animal para o procedimento”, desabafa Mario Cesar Ângelo, diretor presidente do Inis.

A feira de adoção de animais é realizada no primeiro e terceiro domingo do mês, na sede da Uapa, que fica na rua Manuel Bernardes, s/n, no bairro Itaipava. Mais informações pelo telefone (47) 98857-2144. As ações são promovidas pelo Inis para sensibilizar a comunidade a adotar os animais que vivem abrigados no espaço.

Fonte: Araguaia FM

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.