Polícia monta operação para resgatar burro em Yucatán, no México

Polícia monta operação para resgatar burro em Yucatán, no México
No resgate participaram o diretor e o subdiretor da Polícia Municipal de Motul, assim como vários policiais da corporação. (Foto: Arquivo/Excelsior.com.mx)

A Polícia Municipal de Motul, cidade pertencente ao estado de Yucatán, no México, prendeu em flagrante o acusado de cobrar resgate pelo sequestro de um burro.

Segundo o Diário de Yucatán, Gilberth Canul Cupul, de 39 anos, compareceu à delegacia da Polícia Municipal para registrar uma queixa sobre um telefonema recebido em seu celular de um homem que ameaçava matar seu burro Filemón caso ele não pagasse mil pesos mexicanos (cerca de R$168,00). O local para a entrega do dinheiro seria indicado mais tarde, em outra ligação. O tutor do animal disse que o burro havia desaparecido de sua casa durante a madrugada.

Mais tarde, o sequestrador ligou para Canul Cupul orientando-o a entregar o resgate no parque de Kaxatah. Minutos depois ele voltou a ligar, desta vez alterando o ponto de encontro para a saída de Motul, sentido à localidade de Kaxatah.

Baseados nas informações prestadas por Canul, a polícia montou uma operação e prendeu o sequestrador no momento em que era efetuado o pagamento do resgate.

O detido, identificado como Luís Rodrigo Tec Chalé, de 23 anos, mora em Kaxatah e tentou justificar sua atitude argumentando que o burro foi encontrado em sua propriedade, mas não soube explicar como obteve as informações sobre o tutor do animal.  Após a prisão, Canul Cupul optou por não prosseguir com a denúncia, uma vez que já tinha recuperado Filemón.

O operativo para resgatar Filemón foi realizado pelo diretor da Polícia Municipal, Jesús Osorio Bacab e o subdiretor Helberth Delgado Moguel.

Tradução de Katia Buffolo

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.