Polícia resgata 100 cães vítimas de maus-tratos de criadora em Osasco, SP

Polícia resgata 100 cães vítimas de maus-tratos de criadora em Osasco, SP
Cães ficavam confinados em imóvel de idosa (Foto: Maranhão)

Uma idosa de 70 anos foi detida, na manhã de sexta-feira, acusada de maus-tratos contra mais de 100 cães em Osasco. Em sua casa, um imóvel de alto padrão no Jardim Adalgisa, os animais – de diversas raças e idades – eram mantidos amontados e confinados em  cômodos tomados de fezes e urina. Também há suspeitas de que eles eram espancados, já que parte dos cães apresentava ferimentos.

No local, havia ainda pelo menos 6 animais mortos, que estavam em sacos de lixo deixados na lixeira do lado de fora da residência.

Os cachorros foram resgatados durante a “Operação Canina”, ação especial da Delegacia do Meio Ambiente de Osasco, que partiu de denúncia recebida, sobre os maus tratos, pelo Instituto Luisa Mell, ONG que atua em defesa dos animais.

Eles ficarão sob os cuidados da ONG, onde receberão tratamento, e depois serão encaminhados para adoção. Já a idosa, que não teve a identidade revela, prestou depoimento na delegacia e depois foi liberada.  “Vou instaurar inquérito policial e apurar com rigor. E, dependendo do que for apurado, podemos até apresentar pedido de prisão”, explica a delegada Cristiane de Araújo Pires, titular do Meio Ambiente e que comandou a operação.

Segundo ela, a princípio a acusada parece apresentar problemas mentais. Há suspeita ainda de que ela seja uma “acumuladora”. A delegada relatou ainda ter ficado chocada com o estado em que estavam os animais. “Nunca vi um local como aquele, sinceramente.  Foram cenas de estarrecer.  Não só a mim, mas aos veterinários.  Os cães estavam, inclusive, todos molhados de urina. O dor era terrível”, completa.  Uma equipe da Zoonoses acompanhou os trabalhos.

A apresentadora Luiza Mell esteve no local para acompanhar a operação. Ela conta que  recebeu, em sua ONG, vídeo da mulher espancando animais, inclusive filhotes, e encaminhou o material à delegacia.  A Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis também recebeu os vídeos. Segundo o presidente da entidade, Luiz Scalea,  que também acompanhou a operação, havia animais de 4 raças predominantes: yorkshire, shitzu, labrador e pug. “Havia muitos filhotes, alguns até mamando. Os adultos, ela usava como matrizes”, conta ele, referindo-se aos animais para reprodução. Segundo ele, denúncias sobre casos semelhantes podem ser feitas pelo telefone 991621855.

Fonte: Webdiário

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *