Polícia resgata 48 animais silvestres e pássaro em extinção no interior do PI

Polícia resgata 48 animais silvestres e pássaro em extinção no interior do PI

Operação aconteceu durante a manhã deste sábado (16), em Piripiri. Entre os animais recuperados, polícia resgatou um azulão, que está em extinção.

Durante uma operação realizada na manhã deste sábado (16), na cidade de Piripiri, equipes da Polícia Militar e Ambiental apreenderam 48 animais silvestres. Conforme a polícia, dentre os animais apreendidos, havia papagaios, periquitos e pássaros em extinção, como o azulão.

PI Piripir policia resgata animais silvestres extincao2As pessoas que mantinham os animais em cativeiro entregaram os animais de forma voluntária e ninguém foi preso.

Conforme o major Erisvaldo Viana, do comando de policiamento da cidade, o objetivo da ação, que foi feita a pedido do Ministério Público Ambienta, era coibir a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres.

De acordo com o major, os pássaros foram encontrados em residências de pessoas que ficam próximas ao caldeirão da cidade, um ponto turístico da cidade, bastante frequentado. As apreensão aconteceu em razão dos preparativos para uma festa que vai acontecer na cidade.

“Foi um trabalho da equipe da polícia militar junto com a ambiental. O Ministério Público Ambiental solicitou que fizéssemos essas apreensões e deflagramos aqui na região. Alguns animais que até estão em extinção. Já que as pessoas resolveram entregar de forma espontânea na hora do flagrante, ninguém foi preso nem detido”, disse.

Segundo a Polícia, os animais foram devolvidos à natureza. Os policiais soltaram os pássaros no Parque Nacional de Sete Cidades.

Crime ambiental

Configura crime ambiental o indivíduo que manter animais silvestres presos em cativeiro sem a devida autorização do órgão competente. Dependendo do caso, o autor da infração pode sofrer pena de seis meses a um ano de reclusão, além de multa, que pode se agravar ainda mais se o animal silvestre estiver em extinção.

Quem tiver informações pode denunciar o crime ambiental através do telefone do Batalhão de Polícia Ambiental no número 3225-2748.

Fonte: G1

Mais notícias

{module [427]}

{module [425]}

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.