Polícia resgata arara-canindé mantida em cativeiro em Campinas, SP

Polícia resgata arara-canindé mantida em cativeiro em Campinas, SP
A arara-canindé vinha sendo mantida em cativeiro, no bairro São José, em Campinas. Polícia Ambiental / Divulgação

A Polícia Militar Ambiental resgatou neste sábado (26) uma arara-canindé que vinha sendo mantida em cativeiro, no bairro São José, em Campinas. A ave – que pertence a lista de espécies ameaçadas de extinção – foi encontrada dentro de um ferro-velho durante uma fiscalização ambiental. O animal era mantido preso em uma gaiola e foi encaminhado para avaliação veterinária no Parque Bosque dos Jequitibás.

No local, os policiais aplicaram uma multa no valor de R$ 5 mil ao responsável, conforme prevê o Artigo 25, da Resolução nº 48 da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SMA), que determina a autuação para quem mantiver em cativeiro espécies da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade ambiental competente.

De acordo com a corporação, a atividade predatória já causou a extinção dessa espécie em outros países, como em Trinidad e Tobago, Paraguai e Bolívia. A arara-canindé é um animal que tem a plumagem com cores semelhantes a da bandeira do Brasil. A ave, que também é conhecida como arara-de-barriga-amarela ou simplesmente arara-amarela, é considerada uma das espécies mais emblemáticas do cerrado brasileiro, sendo também importante para muitas comunidades indígenas.

Fonte: Correio (Da Agência Anhanguera)

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.