Cães foram resgatados e levados ao canil municipal — Foto: Edson Simões/Arquivo pessoal

Polícia resgata mais de 40 cães em situação de maus-tratos em Caratinga, MG

A Polícia Militar de Meio Ambiente resgatou 45 cães em situação de maus-tratos durante uma operação nessa sexta-feira (16) no Bairro Dário Grossi, em Caratinga. Segundo a polícia, uma mulher, que não teve a idade divulgada, vivia com os cães em situação precária e de sujeira, em cômodos fechados de uma casa na Rua José Pereira Timóteo.

“A polícia ambiental vem recebendo diversas denúncias a respeito da criação de animais domésticos em situação de maus-tratos na casa dessa senhora. Montamos uma operação no local, fomos recebidos por ela e entramos na residência. Quando adentramos, já deparamos com vários cômodos fechados da casa com forte odor fétido oriundo dos animais. O local estava infestado de fezes e urina dos animais”, afirma o cabo Edil.

A operação teve o apoio da Vigilância Sanitária Municipal. Na casa, viviam 34 cães adultos e 11 filhotes, que foram encaminhados para o canil público da cidade; um cão foi encontrado morto. Ainda segundo a PM, os animais estavam alimentados, mas viviam no meio da sujeira. Além disso, vizinhos reclamavam do barulho e forte odor.

De acordo com a veterinária Lurdes da Silva, a vigilância sanitária já havia visitado a residência duas vezes, devido às condições que o cães viviam e o local ser pequeno e inadequado para tantos animais.

“A polícia nos acionou para dar um laudo de maus-tratos, analisar as condições e ver se era viável recolher os animais. Vamos fazer um laudo de condições inadequadas e insalubre. Maus-tratos não quer dizer que os animais estejam apenas magrelos, mas, sim, o lugar onde eles estão vivendo e a forma como estão sendo tratados”, explica.

A mulher não foi presa, mas responderá por maus-tratos. Os animais resgatados serão avaliados por um veterinário e, possivelmente, colocados para adoção.

Local onde os animais foram encontrados estava sem condições adequadas — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação
Local onde os animais foram encontrados estava sem condições adequadas — Foto: Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação

Fonte: G1

Os comentários abaixo não expressam a opinião do Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.