Polícia resgata pássaros em situação de maus-tratos amontoados dentro de carro

Polícia resgata pássaros em situação de maus-tratos amontoados dentro de carro
Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar. Foto: Divulgação/PRF-AL

Na tarde dessa quarta-feira (24) policiais rodoviários federais faziam fiscalização na altura do quilômetro 932 da BR-116, trecho do município de Encruzilhada (BA), quando abordaram um veículo VW/Fox, com placas de Itaperuna (RJ).

Durante os procedimentos de fiscalização, a equipe solicitou os documentos de porte obrigatório e na entrevista os PRFs notaram um certo desconforto com a ação policial por parte do motorista.

Em seguida, os policiais realizaram uma revista minuciosa no veículo e foram encontradas 174 aves silvestres. Entre as espécies resgatadas havia canários, cardeais, coleiros, tico-tico e cestinhas. Três das aves foram encontradas mortas.

Também foi resgatado um Azulão que é um pássaro que tem como habitat a região da caatinga e tem sido alvo constante do tráfico de animais silvestres, sendo capturados e levados para todo o país e até para o exterior por conta de sua beleza exuberante e seu canto diferenciado.

Todos os animais estavam aprisionados e foram encontrados no assoalho e no banco traseiro do carro em seis pequenas gaiolas, encobertos por lençol, tornando o confinamento sem ventilação adequada e em ambiente escuro, ensejando total falta de cuidados, higiene e maus-tratos.

Dada às circunstâncias, o condutor de 66 anos de idade assumiu a responsabilidade pelo aprisionamento ilegal dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que adquiriu os pássaros na região de Vitória da Conquista (BA) por 860 reais.

Em seguida, foi lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência e o infrator que reside no estado do Rio de Janeiro responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente, com os agravantes previstos na Lei 9.605/98, visto que é reincidente na prática desse crime.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental (CETAS), onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à liberdade. O retorno ao habitat nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar.

A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.

Por Lais Pita, com Assessoria PRF/AL

Fonte: Diário de Arapiraca

Os comentários abaixo não expressam a opinião da ONG Olhar Animal e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.